A prática da leitura, o exemplo e a educação moral na escola primária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v43i1.50280

Resumo

O presente artigo destaca uma prática de leitura, proposta pela professora primária Ana Facó (1855-1926), na cidade de Fortaleza, no começo do século XX. O objetivo do estudo é demonstrar a aplicação do método intuitivo na sala de aula, por meio da leitura de um conto, no qual o exemplo apresentado visava à educação moral dos alunos. Nos aspectos metodológicos, o estudo utilizou o jornal como fonte. No setor hemeroteca, da biblioteca pública estadual, no setor de microfilmagem, foi localizada uma série de nove contos publicada na coluna Escola, intituladaMinha Palmatória – para crianças”, em edições diferentes do Jornal do Ceará, no período de maio a junho de 1907. Embora conservadora, porque previa o controle das crianças e a manutenção da ordem social, tal estudo é relevante pela influência da pedagogia de J. H. Pestalozzi (1746-1827), na questão da educação moral na escola primária.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Ari Andrade, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, Ceará, Brasil, andrade.ari@hotmail.com

Downloads

Publicado

2018-09-21

Como Citar

ARI ANDRADE, F. . A prática da leitura, o exemplo e a educação moral na escola primária. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 43, n. 1, p. 18–34, 2018. DOI: 10.5216/ia.v43i1.50280. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/50280. Acesso em: 2 maio. 2024.