HISTÓRIA, MEMÓRIA E EXPERIÊNCIA: A TRAJETÓRIA DE VERA E JOSÉ CARLOS BARRETO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Maria Clarisse Vieira

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v32i2.3048

Resumo

Este artigo discute alguns resultados de pesquisa que visava compreender as contribuições do legado da educação popular à educação de jovens adultos (EJA) no Brasil. Considerando que o ideário construído em torno da educação popular gestado no início dos anos 1960, tem uma influência importante na configuração
das práticas de educação de jovens e adultos, optou-se por estudar as trajetória de alguns educadores, cujas estórias foram marcadas pelo envolvimento e experiências ocorridas a partir desse período. Por meio de entrevistas orais devida com recorte temático, buscou-se reconstruir a memória e a experiência  desses educadores. O presente texto focaliza os itinerários de Vera Barreto e José Carlos Barreto a partir dos anos 1960, revelando o modo como as trajetória desses educadores foram construídas, marcadas pela militância político pedagógico na área e conectadas ao pensamento de Paulo Freire.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-12-26

Como Citar

VIEIRA, M. C. HISTÓRIA, MEMÓRIA E EXPERIÊNCIA: A TRAJETÓRIA DE VERA E JOSÉ CARLOS BARRETO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 32, n. 2, p. 217–241, 2007. DOI: 10.5216/ia.v32i2.3048. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/3048. Acesso em: 4 maio. 2024.