O ENSINO DA LEITURA EM SALA DE AULA COM CRIANÇAS: A TERTÚLIA LITERÁRIA DIALÓGICA

Autores

  • Vanessa Cristina Girotto Universidade Federal de Alfenas
  • Roseli Rodrigues de Mello Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v37i1.18869

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa de doutorado (2011), cujo tema é a leitura dialógica. Trata-se da leitura de literatura clássica para reforçar aprendizagens e estabelecer conexões com a vida. Foram retomadas, também, algumas investigações que vêm acontecendo no campo da leitura e da escrita em âmbito nacional e seus avanços, no intuito de ampliar o debate. Tal atividade foi realizada pioneiramente em duas salas de aula de uma escola pública do interior do estado de São Paulo e teve como orientação a metodologia comunicativo-crítica, cuja base está na análise da realidade em parceria com os sujeitos. Como resultados destacamos os impactos positivos de uma leitura dialógica nas práticas docentes, no contexto e nas aprendizagens de crianças em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-06-08

Como Citar

GIROTTO, V. C.; MELLO, R. R. de. O ENSINO DA LEITURA EM SALA DE AULA COM CRIANÇAS: A TERTÚLIA LITERÁRIA DIALÓGICA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 37, n. 1, p. 67–84, 2012. DOI: 10.5216/ia.v37i1.18869. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/18869. Acesso em: 14 out. 2024.