SOBRE TEIAS E TRAMAS DE APRENDER E ENSINAR: anotações a respeito de uma antropologia da educação

Autores

  • Carlos Rodrigues Brandão

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v26i1.1552

Resumo

Em um século de atividade, percorrendo várias situações históricas e vários modelos de pensamento, a antropologia tem incorporado inúmeras temáticas no seu universo de pesquisa. Em alguns momentos e com o esforço de grandes pesquisadores, já se interessou inclusive pelas macro-estruturas políticas e econômicas. Mas ela está sempre voltando ao seu lugar de origem – o lugar da pessoa, da individualidade na cultura. Curiosamente, o interesse da antropologia pela educação e principalmente pelo mundo da escola, nunca foi exemplar. Quando encontrado, é quase excepcional. Eis, pois, o investimento do presente texto. Aos olhos da antropologia a educação é cultura, ou seja, faz parte dos sistemas de símbolos e significados de uma determinada cultura. Isso precisa ser sempre mais sistematizado.

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Publicado

2007-08-20

Como Citar

BRANDÃO, C. R. SOBRE TEIAS E TRAMAS DE APRENDER E ENSINAR: anotações a respeito de uma antropologia da educação. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 26, n. 1, p. 9–30, 2007. DOI: 10.5216/ia.v26i1.1552. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1552. Acesso em: 12 out. 2024.

Edição

Seção

Dossiê