EDUCAÇÃO COMO AUTOCONSTITUIÇÃO DO SER HUMANO: UMA ABORDAGEM FENOMENOLÓGICO-EXISTENCIAL
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v32i1.1395Resumo
Ao perguntar pelo ser da educação, investiga-se a educação enquanto fenômeno constitutivo essencial da existência humana. Expõe-se educação como autoconstituição e re-constituição do ser humano; como concreção da dinâmica da liberdade, que é a dinâmica do poder-ser, ou seja, da possibilidade e mpossibilidade, do empenho e da gratuidade, em que está em jogo a passagem da impropriedade à propriedade da existência, numa palavra, a auto-invenção do “homem humano”. A partir desta compreensão, por fim, pergunta-se que sentido tem a educação do outro, bem como toda a pretensão em que se funda a pedagogia.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.