KANT E A PEDAGOGIA

Autores

  • Lázaro Aparecido Silva

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v32i1.1393

Resumo

A pedagogia expressa na filosofia kantiana, embora fiel aos ideais iluministas, é, ao mesmo tempo, uma crítica a esses mesmos ideais. Para Kant, a razão jamais deve prescindir de uma crítica de sua própria capacidade. A preocupação essencial do filósofo para com a educação insere-se no campo da moral, posto que o ser humano não nasce moral, mas torna-se moral por meio da educação. A função primordial da educação consiste em fazer despertar a reflexão crítica no aluno. A formação do caráter na pedagogia kantiana assenta-se no cultivo da boa vontade, cujo fundamento é o imperativo categórico que, por meio do exercício crítico da razão, une o subjetivo e o objetivo, o individual e o coletivo numa mesma ordem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-12-04

Como Citar

SILVA, L. A. KANT E A PEDAGOGIA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 32, n. 1, p. 33–45, 2007. DOI: 10.5216/ia.v32i1.1393. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1393. Acesso em: 19 nov. 2024.