Chamada para submissão de Artigos de Fluxo Geral e para Dossiês - Revista Inter-Ação/2023

2022-11-29

Call for papers - Click here.

Llamada para artículos - Clic aquí.

 

Caros/as autores/as,

 

Inter-Ação é o periódico quadrimestral da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás e do Programa de Pós-graduação em Educação – FE/UFG. Seu objetivo consiste em publicar, mediante avaliação no sistema duplo-cego de pareceristas ad hoc e de membros do Conselho Científico, trabalhos inéditos resultantes de pesquisas e estudos teóricos sobre a Educação, abrangendo, principalmente, as linhas de pesquisa do PPGE: Cultura e processos educacionais; Estado, Políticas e História da Educação; Formação, profissionalização docente e práticas educativas; Educação, trabalho e movimentos sociais; e Fundamentos dos processos educativos.

 

Atualmente, esta revista se encontra avaliada pela CAPES como A2 e indexada nas seguintes bases de dados: Edubase, Iresie, BBE-CIBEC/INEP/MEC, IBICT/SEER, DOAJ, Latindex, CLASE, Ulrich’s Periodicals Directory, EZB (Electronic Journals Directory), Educ@.

 

Para o Volume 48, Nº 1, jan/abr., 2023, a Comissão Editorial informa que receberá submissão de artigos inéditos relacionados às temáticas gerais da revista. O período para submissão desses artigos é de 29/11/2022 até 15/01/2023.

 

Para o dossiê V. 48, Nº 2, maio/ago., 2023, a Comissão Editorial elegeu o seguinte tema: A herança da obra A miséria do mundo de Pierre Bourdieu 30 anos após sua publicação. O período para submissão de trabalho será de 29/11/2022 até 01/03/2023. Os trabalhos deverão se relacionar à ementa a seguir:

Ementa: Em março de 1993, “(...) algumas semanas antes das eleições legislativas na França, foi publicado La misère du monde, obra coletiva concebida por Bourdieu explicitamente como intervenção no campo político” (CHAMPAGNE, 2017, p. 271). Com uma equipe de 23 sociólogos, Pierre Bourdieu e colaboradores trazem à cena longas entrevistas, montado um verdadeiro “caleidoscópio social” dos personagens entrevistados: trabalhadores imigrantes, casal de sem-teto, pequenos agricultores, policiais, enfermeiras, estudantes, professores, etc. (FOURNIER, 2008, p. 66). Esse livro de quase mil páginas, prossegue o autor, e contendo mais de 60 entrevistas realizadas em ambientes onde impera o sofrimento, se propõe a dar voz àqueles que não são ouvidos no espaço público, àqueles que só são ouvidos através do filtro muitas vezes difuso da mídia ou dos levantamentos estatísticos. Esta espécie de pesquisa coletiva procurou dar visibilidade às experiências do mundo social para aqueles que, cada um à sua maneira, ocupam “uma posição social inferior e obscura no interior de um universo prestigioso e privilegiado”. Em 2023, ano que se comemora os 30 anos da publicação do livro, a magnitude desse empreendimento científico, a nosso ver, permanece cada vez mais atual e urgente. Em outro contexto, o brasileiro, essa obra lembra a importância e a vitalidade de um esforço coletivo frente às investidas de um Estado que, de anos recentes para cá, tem desacreditado na ciência e no seu papel de transformação da sociedade. A proposta para este Dossiê é a de reunir artigos que se propõem a abordar as questões que dialogam com a díade “miséria da condição/miséria da posição”, mediada pela expansão do acesso à educação, como as mulheres mais escolarizadas, mas mais desvalorizadas no mundo do trabalho, os estudantes cotistas e outros inúmeros exemplos que podem ser pensados à luz da leitura da obra aqui proposta, bem como sublinhar a importância de uma pesquisa social coletiva.

Coordenadoras: Profª. Drª. Maria Amália de Almeida Cunha (UFMG), Profª. Drª. Ione Ribeiro Valle (UFSC) e Profª. Drª. Graziela Serroni Perosa (USP).

 

Para o dossiê V. 48, Nº 3, set/dez., 2023, a Comissão Editorial elegeu o seguinte tema: Mídias, tecnologias e história: pesquisa, memória e ensino. O período para submissão de trabalho será de 01/04/2023 até o dia 01/07/2023. Os trabalhos deverão se relacionar à ementa a seguir:

Ementa: Com a crescente popularização da internet, mídias digitais e tecnologias digitais nos últimos vinte anos, torna-se importante problematizar o quanto esses produtos culturais provocam transformações na comunicação e no acesso à informação. Essas mudanças têm criado novas necessidades de consumo, transformaram as interações sociais e, ao mesmo tempo, reformularam as relações entre os sujeitos, o tempo e o espaço. Para além das preocupações referentes às variedades de equipamentos comercializados, das formas como foram inseridos nos imaginários sociais e das maneiras como vêm modificando as relações sociais, torna-se fundamental que os pesquisadores e professores das mais diversas áreas do conhecimento incorporem esses debates em suas práticas de pesquisa e ensino. Frente a tais questões, o presente Dossiê Temático têm o objetivo de aceitar trabalhos que possam: ampliar o debate referente às pesquisas dedicadas às diferentes mídias – digitais e analógicas – e suas interfaces históricas e educacionais; provocar o debate sobre o campo das humanidades e as tecnologia digitais, seus métodos, suas abordagens e suas fontes; problematizar os usos das tecnologias digitais e mídias digitais no processo ensino aprendizagem dos mais variados campos do conhecimento; levantar questões sobre publicização dos conhecimentos históricos, antropológicos e sociais; problematizar os impactos das Fake News nas redes sociais e mídias digitais; contemplar a questão da mídia, Fake News e juventude; e discutir os impactos dessas inovações tecnológicas entre as comunidades tradicionais, indígenas e/ou quilombolas, bem como na geração de novas formas de articulação e fazeres políticos, permitindo o surgimento de movimentos sociais organizados em novas bases e com novos repertórios . Ao propor este Dossiê Temático, pretendemos abrir a possibilidade de dialogar no âmbito da pesquisa e no ensino, em que os pesquisadores e professores possam expor suas pesquisas concluídas ou em andamento.

Coordenadores: Prof. Dr. George Leonardo Seabra Coelho (PPGHispam/UFT) e Profª. Drª. Mariana Affonso Penna (IFG).

 

Convidamos, portanto, V.S.ª a nos enviar artigo de sua autoria relacionado a um dos temas propostos, seguindo as datas de submissão.

 

Observações importantes:

 

1)Período de recebimento das submissões: 

 

29/11/2022 a 15/01/2023 – para o volume 48, n. 1;

29/11/2022 a 01/03/2023 – para o volume 48, n. 2;

01/04/2023 a 01/07/2023 – para o volume 48, n. 3;

 

2) Submissões online: https://www.revistas.ufg.br/interacao. Clique em SOBRE no menu superior do site e depois em SUBMISSÕES ONLINE. Para completar a submissão, siga os cinco passos;

3) Informe para qual edição a submissão é destinada, inserindo o nome do dossiê/volume, no campo COMENTÁRIOS PARA O EDITOR do formulário de Submissões On-line.

4) Confira as Normas para publicação;

5) Não se esqueça de atualizar seu perfil, quanto ao e-mail, telefone, endereço e ORCID Id.

 

Miriam Fábia Alves – Editora

Karine Moraes – Editora Adjunta