História Pública e Ensino de História em comunidades camponesas no sul do Piauí
o Museu da Memória Camponesa na comunidade Alto Alegre, em Santa Luz/PI.
Palavras-chave:
Memória, Museu, Comunidades Camponesas, práticas pedagógicasResumo
O presente texto procura demonstrar a importância do museu da memória camponesa como prática pedagógica vinculada ao campo da história pública a partir da experiência obtida na escola da comunidade rural Alto Alegre, interior da cidade de Santa Luz-PI. Este estudo justifica-se pela necessidade de encontrar subsídios que colaborem para a didática escolar, evidenciando aspectos que se voltem para a cultura e memória do sujeito. Para o desenvolvimento dessa pesquisa utilizou-se estudos bibliográficos e da pesquisa ação, nesse sentido, é produto de uma intervenção dos pesquisadores em conjunto com os sujeitos que integram a pesquisa. O trabalho ampara-se nas teorias de Gilmar Rocha e Sandra Pereira Tosta (2017), Ana Maria Casasanta Peixoto (2004), Walter Benjamin (1989), Michael Pollak (1989), Pierre Nora (1993), dentre outros. Conclui-se desse modo, que o museu da memória camponesa se apresenta como uma ferramenta eficaz de ensino para o processo de aprendizagem
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