História Pública e Ensino de História em comunidades camponesas no sul do Piauí

o Museu da Memória Camponesa na comunidade Alto Alegre, em Santa Luz/PI.

Autores

  • João Paulo Charrone Universidade Federal do Piauí/Campus Ministro Petrônio Portela (TeresinaPI)

Palavras-chave:

Memória, Museu, Comunidades Camponesas, práticas pedagógicas

Resumo

O presente texto procura demonstrar a importância do museu da memória camponesa como prática pedagógica vinculada ao campo da história pública a partir da experiência obtida na escola da comunidade rural Alto Alegre, interior da cidade de Santa Luz-PI. Este estudo justifica-se pela necessidade de encontrar subsídios que colaborem para a didática escolar, evidenciando aspectos que se voltem para a cultura e memória do sujeito. Para o desenvolvimento dessa pesquisa utilizou-se estudos bibliográficos e da pesquisa ação, nesse sentido, é produto de uma intervenção dos pesquisadores em conjunto com os sujeitos que integram a pesquisa. O trabalho ampara-se nas teorias de Gilmar Rocha e Sandra Pereira Tosta (2017), Ana Maria Casasanta Peixoto (2004), Walter Benjamin (1989), Michael Pollak (1989), Pierre Nora (1993), dentre outros. Conclui-se desse modo, que o museu da memória camponesa se apresenta como uma ferramenta eficaz de ensino para o processo de aprendizagem

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Paulo Charrone, Universidade Federal do Piauí/Campus Ministro Petrônio Portela (TeresinaPI)

Doutor em História Social (2017) pela Universidade Federal Fluminense. Iniciou a carreira docente como professor da rede pública de Educação Básica do Estado de São Paulo (2006-2007). Atualmente é Professor Adjunto (DE) do curso de Licenciatura em História, ocupando as cadeiras relacionadas à área de História Antiga e Medieval, na Universidade Federal do Piauí/Campus Ministro Petrônio Portela (TeresinaPI).

Referências

Abreu, Larissa Rachel Ribeiro; Santos, Saulo Ribeiro dos (2015). Nos braços de Mnemosine: o espaço do museu como lugar de memória e educação. In: Anais do XII Congresso Nacional de Educação. Acessado em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/18551_8073.pdf.

Alves, E (2019). Entrevista concedida a Josué Balbino Martins. Santa Luz, 07 out.

Alves, L. (2019) Entrevista concedida a Josué Balbino Martins. Santa Luz, 08 out.

Benjamin, Walter (1989). Obras escolhidas: magia e técnica. Arte e política. São Paulo: Brasiliense. 4ª ed. v. 1

Boas, F. (2004). A formação da antropologia americana 1883-1911. Rio de janeiro: Contraponto: Editora UFRJ.

BRASIL (1996). Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei número 9394, 20 de dezembro de.

BRASIL-Secretaria de Ensino Fundamental (1997). Parâmetros Curriculares Nacionais história e geografia. Brasília. DF: MEC/SEF.

Chagas, M. (1998). Há uma gota de sangue em cada museu: a ótica museológica de Mário de Andrade. In: Cadernos de sociomuseologia. Centro de estudos de sociomologia, n. 13, Universidade Lusófona de Humanidade e Tecnologias.

Dewey, J. (1938) Experience and Education. New York: Collier Books, Macmillan Publishing Company.

Figueredo, Betânia Vidal, Diana Gonçalves (2005). Museus: dos gabinetes de curiosidades ao museu moderno. Belo Horizonte: Argumentum.

Froebel, F. (1887) The education of Man. New York: Appleton. Published.

Frisch, Michael (2011). From a Shared Authority to the Digital Kitchen, and Back. Philadelphia, PA: The Pew Center for Arts and Heritage.

Gardner, James B; Lapaglia, Peter S. (1999). Public History: Essays from the Field. Public History Series. Krieger Publishing Company. Malabar, Florida.

Gonçalves, Marco Antônio. (2014). A reeducação do antropólogo: a pedagogia da antropologia. In: Tosta, Sandra Pereira & Rocha, Gilmar (orgs.). Diálogos sem fronteira: história, etnografia e educação em culturas ibero-americancas. Belo Horizonte: Autêntica, p. 149-164

Horta, Maria de Lurdes Parreiras, (1995). Semiótica e Museu. In: Cadernos de Ensaios: estudos de museologia. 2. Rio de Janeiro. IPHAN.

Grele, Ronald J (1981). Whose Public? Whose History? What Is the Goal of a Public Historian? .In: The Public Historian 3:1. Inverno.

Jackis, I (1985). Franz Boas and exhibits – on the limitations of the museum method of anthropology. In: STOCKING Jr., G. (Ed.). Objects and others: essays on museums and material culture. Madison: The University of Wisconsin Press, pp. 75-111. (History of Anthropology, v. 3).

Lillard, P.P. (1994) Montessori, a modern Approach. New York: Schocken Books.

Malerba, Jurandir (2017). Os historiadores e seus públicos: desafios ao conhecimento histórico na era digital. In: Revista Brasileira de História. São Paulo.

Neto, Alexandre Shigunov; Maciel, Lizete Shizue Bomura, Fábio Lustosa (2015). A importância da pesquisa como príncipio educativo pa ra a formação cientifica de educandos do ensino superior. In: Educação em foco, nº07.

Nora, P (1993). Entre memória e história: a problemática dos lugares. In: Projeto História. São Paulo.

Oliveira, F (2019). Entrevista concedida a Josué Balbino Martins. Santa Luz, 10 out.

Oliveira, Genoveva (2013). O museu como instrumento de reflexão social. In: MIDAS (online) 2/2013, acessado em: http//, joumals.openedition.org/midas/222.

Oliveira, Emanuelle. O que é pesquisa ação. Acessado em: www.infoescola.com/pedagogia/pesquisa-acao/.

Peixoto, Ana Maria Casasanta (2005). Museu da Escola: espaço de memória espaço de conhecimento. In: Caderno do Professor, Belo Horizonte, v. 16, pp. 12-26.

Pollak, M. (1989). Memória, esquecimento e silêncio. In: Estudos Históricos. Rio de Janeiro, vol.2.

Rocha, Gilmar, Tosta, Sandra Pereira (2017). O campo o museu e a escola: antropologia e pedagogia em Franz Boas. In: Horizonte Antropológico [Online], n. 49. Acessado em: http//horizonte.revues.org/1722.

Studart, Denise Coelho (2006). Exposições Participativas e Educativas em Museus. Fortaleza: Secretaria da Cultura do Estado do Ceara/Museu do Ceara.

Schwarcz, Lilia k. Moritz (2005). A Era dos Museus de Etnografia no Brasil: Museu Paulista, o Museu Nacional e o Museu Paraense em finais do século XIX. In: Gonçalves, B; VIDAL, D.G. Museu: dos gabinetes de curiosidade à museologia moderna. Belo horizonte: Argvmentvm; Brasília: CNPq.

Downloads

Publicado

2024-07-12

Como Citar

CHARRONE, J. P. História Pública e Ensino de História em comunidades camponesas no sul do Piauí: o Museu da Memória Camponesa na comunidade Alto Alegre, em Santa Luz/PI. História Revista, Goiânia, v. 28, n. 2, p. 93–112, 2024. Disponível em: https://revistas.ufg.br/historia/article/view/77334. Acesso em: 17 jul. 2024.