História Pública e Ensino de História em comunidades camponesas no sul do Piauí
o Museu da Memória Camponesa na comunidade Alto Alegre, em Santa Luz/PI.
Keywords:
Memória, Museu, Comunidades Camponesas, práticas pedagógicasAbstract
The present research investigates the importance of the peasant memory museum as a pedagogical practice linked to the field of public history from the experience lived in the school of the rural community Alto Alegre, interior of the city of Santa Luz-PI. This study is justified by the need to find credits that contribute to school didactics, highlighting aspects that focus on the subject's culture and memory. For the development of this research, bibliographic studies and action research were used, in this sense, it is the product of an intervention by the researchers together with the subjects who are part of the research. The work is based on the theories of Gilmar Rocha and Sandra Pereira Tosta (2017), Ana Maria Casasanta Peixoto (2004), Walter Benjamin (1989), Michael Pollak (1989), Pierre Nora (1993), among others. In this way, it is concluded that the peasant memory museum presents itself as an effective teaching tool for the learning process.
Downloads
References
Abreu, Larissa Rachel Ribeiro; Santos, Saulo Ribeiro dos (2015). Nos braços de Mnemosine: o espaço do museu como lugar de memória e educação. In: Anais do XII Congresso Nacional de Educação. Acessado em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/18551_8073.pdf.
Alves, E (2019). Entrevista concedida a Josué Balbino Martins. Santa Luz, 07 out.
Alves, L. (2019) Entrevista concedida a Josué Balbino Martins. Santa Luz, 08 out.
Benjamin, Walter (1989). Obras escolhidas: magia e técnica. Arte e política. São Paulo: Brasiliense. 4ª ed. v. 1
Boas, F. (2004). A formação da antropologia americana 1883-1911. Rio de janeiro: Contraponto: Editora UFRJ.
BRASIL (1996). Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei número 9394, 20 de dezembro de.
BRASIL-Secretaria de Ensino Fundamental (1997). Parâmetros Curriculares Nacionais história e geografia. Brasília. DF: MEC/SEF.
Chagas, M. (1998). Há uma gota de sangue em cada museu: a ótica museológica de Mário de Andrade. In: Cadernos de sociomuseologia. Centro de estudos de sociomologia, n. 13, Universidade Lusófona de Humanidade e Tecnologias.
Dewey, J. (1938) Experience and Education. New York: Collier Books, Macmillan Publishing Company.
Figueredo, Betânia Vidal, Diana Gonçalves (2005). Museus: dos gabinetes de curiosidades ao museu moderno. Belo Horizonte: Argumentum.
Froebel, F. (1887) The education of Man. New York: Appleton. Published.
Frisch, Michael (2011). From a Shared Authority to the Digital Kitchen, and Back. Philadelphia, PA: The Pew Center for Arts and Heritage.
Gardner, James B; Lapaglia, Peter S. (1999). Public History: Essays from the Field. Public History Series. Krieger Publishing Company. Malabar, Florida.
Gonçalves, Marco Antônio. (2014). A reeducação do antropólogo: a pedagogia da antropologia. In: Tosta, Sandra Pereira & Rocha, Gilmar (orgs.). Diálogos sem fronteira: história, etnografia e educação em culturas ibero-americancas. Belo Horizonte: Autêntica, p. 149-164
Horta, Maria de Lurdes Parreiras, (1995). Semiótica e Museu. In: Cadernos de Ensaios: estudos de museologia. 2. Rio de Janeiro. IPHAN.
Grele, Ronald J (1981). Whose Public? Whose History? What Is the Goal of a Public Historian? .In: The Public Historian 3:1. Inverno.
Jackis, I (1985). Franz Boas and exhibits – on the limitations of the museum method of anthropology. In: STOCKING Jr., G. (Ed.). Objects and others: essays on museums and material culture. Madison: The University of Wisconsin Press, pp. 75-111. (History of Anthropology, v. 3).
Lillard, P.P. (1994) Montessori, a modern Approach. New York: Schocken Books.
Malerba, Jurandir (2017). Os historiadores e seus públicos: desafios ao conhecimento histórico na era digital. In: Revista Brasileira de História. São Paulo.
Neto, Alexandre Shigunov; Maciel, Lizete Shizue Bomura, Fábio Lustosa (2015). A importância da pesquisa como príncipio educativo pa ra a formação cientifica de educandos do ensino superior. In: Educação em foco, nº07.
Nora, P (1993). Entre memória e história: a problemática dos lugares. In: Projeto História. São Paulo.
Oliveira, F (2019). Entrevista concedida a Josué Balbino Martins. Santa Luz, 10 out.
Oliveira, Genoveva (2013). O museu como instrumento de reflexão social. In: MIDAS (online) 2/2013, acessado em: http//, joumals.openedition.org/midas/222.
Oliveira, Emanuelle. O que é pesquisa ação. Acessado em: www.infoescola.com/pedagogia/pesquisa-acao/.
Peixoto, Ana Maria Casasanta (2005). Museu da Escola: espaço de memória espaço de conhecimento. In: Caderno do Professor, Belo Horizonte, v. 16, pp. 12-26.
Pollak, M. (1989). Memória, esquecimento e silêncio. In: Estudos Históricos. Rio de Janeiro, vol.2.
Rocha, Gilmar, Tosta, Sandra Pereira (2017). O campo o museu e a escola: antropologia e pedagogia em Franz Boas. In: Horizonte Antropológico [Online], n. 49. Acessado em: http//horizonte.revues.org/1722.
Studart, Denise Coelho (2006). Exposições Participativas e Educativas em Museus. Fortaleza: Secretaria da Cultura do Estado do Ceara/Museu do Ceara.
Schwarcz, Lilia k. Moritz (2005). A Era dos Museus de Etnografia no Brasil: Museu Paulista, o Museu Nacional e o Museu Paraense em finais do século XIX. In: Gonçalves, B; VIDAL, D.G. Museu: dos gabinetes de curiosidade à museologia moderna. Belo horizonte: Argvmentvm; Brasília: CNPq.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.