Quando o outro assusta
o medo social em relação aos ciganos em Goiás
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v27i1.55268Resumo
O objetivo deste artigo é analisar social existente em Goiás, considerando como estudo de caso, o medo em relação aos ciganos que perdurou durante boa parte do século XX. Considerando que a civilização é fonte de medo e angústia, o receio de perder a identidade cultural provocou uma situação de temor em relação a negros, indígenas, mestiços e ciganos em Goiás. O artigo é dividido em três tópicos: no primeiro procura-se definir o medo social a partir de autores diversos (Norbert Elias, Jean Delumeau, Mike Davis, dentre outros); no segundo procura-se contextualizar a presença do medo do outro no contexto de formação da capitania de Goiás; no terceiro, analisa-se o medo dos ciganos presente na sociedade goiana.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.