Anarquismo e educação em São Paulo em princípios do século XX:

a criação das Escolas Modernas 1 e 2

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/hr.v27i1.74216

Mots-clés :

Escolas Modernas, Educação Libertária, Anarquismo

Résumé

Tem-se como objetivo discutir a criação e organização das Escolas Modernas 1 e 2, existentes na cidade de São Paulo, na segunda década do século XX, bem como a divulgação do ideário racionalista no Brasil. Além da realização de uma pesquisa bibliográfica a partir de pesquisas acadêmicas (teses e dissertações), utilizou-se como fontes  jornais e outros registros disponíveis no acervo de João Penteado, pesquisas realizadas no Centro e Memória da Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) e na Hemeroteca da Biblioteca Nacional. Conclui-se que as Escolas Modernas 1 e 2 se constituíram como instituições criadas pela classe operária e voltada para a divulgação de suas ideias no interior do movimento operário. Tais experiências pedagógicas foram resultado do acúmulo político dos trabalhadores do estado de São Paulo fortemente inspirados nos debates educacionais surgidos no bojo da Associação Internacional dos Trabalhadores (AIT) e nas experiências pedagógicas análogas europeias, sobretudo a Escola Moderna de Barcelona.

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Bibliographies de l'auteur-e

Leonardo Leônidas de Brito, Colégio Pedro II

Doutor em História Social pela Universidade Federal Fluminense. Professor em Regime de Dedicação Exclusiva no Colégio Pedro II (RJ). Pesquisador do Laboratório de Economia e História da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (LEHI-UFRRJ). Professor do Departamento de História do Colégio Pedro II. Docente permanente da Especialização em Ensino de História do Colégio Pedro II. Docente permanente do Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (Mestrado -PROFEPT).

FRANCISCO DAS CHAGAS SILVA SOUZA, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE, CAMPUS MOSSORÓ

DOUTOR EM EDUCAÇÃO (UFRN) E PROFESSOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE, CAMPUS MOSSORÓ. PROFESSOR DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (PPGEP), EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (PROFEPT) E EM ENSINO (UERN/IFRN/UFERSA).

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Publié-e

2023-05-30

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BRITO, L. L. de .; SOUZA, F. D. C. S. Anarquismo e educação em São Paulo em princípios do século XX: : a criação das Escolas Modernas 1 e 2. História Revista, Goiânia, v. 27, n. 1, p. 86–106, 2023. DOI: 10.5216/hr.v27i1.74216. Disponível em: https://revistas.ufg.br/historia/article/view/74216. Acesso em: 23 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê: História, trabalho e cidadania