Monumentos catástrofes

entre a barbárie e a cultura

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/hr.v26i2.68610

Résumé

O tema desse artigo são os monumentos catástrofes, ou seja, aqueles produzidos como homenagem às vítimas de uma tragédia. Inspirando-se em Walter Benjamim, considera-se esses monumentos como documentos da cultura, tendo em vista os seguintes aspectos: possuem um importante significado cultural na leitura das catástrofes, difundem narrativas com ampla visibilidade destacando o sofrimento das vítimas, possuem a capacidade de apaziguar o trauma da catástrofe, são artefatos modernistas, pois utilizam a representação estética para chocar o espectador e/ou fazer uma denúncia social.

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Biographie de l'auteur-e

Eliézer Cardoso Oliveira, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, Goiás, Brasil, ezi@uol.com.br

Doutor em Sociologia pela UnB. Pós Doutor em Ciências da Religião pela PUC/Goiás. Professor efetivo do curso de História da UEG de Anápolis. Integrante do Mestrado em História (UEG/Morrinhos) e em Territórios e Expressões Culturais do Cerrado (UEG/Anápolis).

 

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Publié-e

2021-11-04

Comment citer

OLIVEIRA, E. C. Monumentos catástrofes : entre a barbárie e a cultura . História Revista, Goiânia, v. 26, n. 2, p. 218–239, 2021. DOI: 10.5216/hr.v26i2.68610. Disponível em: https://revistas.ufg.br/historia/article/view/68610. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê "Cultura e barbárie: o mundo em tempos extremos"