Catastrophical monuments
between barbarians and culture
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v26i2.68610Abstract
The theme of this article is catastrophic monuments, that is, those produced as a tribute the victims of a tragedy. Inspired by Walter Benjamim, these monuments are considered documents of culture, in view of the following aspects: they have an important cultural significance in the reading of disasters, they diffuse narratives with wide visibility highlighting the suffering of the victims, they have the ability to appease the trauma of catastrophe, are modernist artifacts, as they use aesthetic representation to shock the viewer and / or make a social complaint.
Downloads
References
/11 MEMORIAL & MUSEUM. Site oficial do Memorial e Museu 11 de Setembro. Disponível em: https://www.911memorial.org/visit/memorial. Acessado em 2 abril de 2021.
ARENDT, Hannah. Eichmann em Jerusalém. Trad. José Rubens Siqueira. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. Trad. Mauro W. Barbosa de Almeida. São Paulo: Perspectiva, 1997.
ARENDT, Hannah. Homens em tempos sombrios. Trad. Denise Bottmann. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
OLIVEIRA, Eliézer Cardoso de. O incêndio da Igreja Nossa Senhora do Rosário em Pirénopolis como Evento Hermenêutico. Revista Caminhos. v. 11, n. 2, 2013.
BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: Obras escolhidas. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. v. 1. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994, p. 197-221.
BENJAMIN, Walter. Sobre o Conceito de História. In: Obras escolhidas. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. v. 1. São Paulo: Brasiliense, 1994, p. 222-232.
BERMAN, Marshall. Tudo que é sólido desmancha no ar: a aventura da modernidade. Trad. Carlos Felipe Moisés e Ana Maria L Ioriatti. São Paulo: Companhia das Letras, 1986.
BODEI, Remo. As formas da Beleza. Trad. Antonio Angonese. Bauru/SP: Edusc, 2005.
BURKE, Edmund. Uma investigação filosófica sobre a origem de nossas ideias do sublime e do belo. Trad. Enid Abreu Dobránszky. Campinas: Papirus/ Editora da Unicamp, 1993.
FLUSSER, Vilém. A escrita: há futuro para a escrita? Trad. Murilo Jardelino da Costa. São Paulo: Annablume, 2010.
HERÓDOTO. História. Trad. J. Brito Broca. Vol. 1. São Paulo: W. M. Jackson Inc, 1964.
KANT, Emmanuel. Observações sobre o sentimento do belo e do sublime. Ensaios sobre as doenças mentais. Trad. Vinicius de Figueiredo. Campinas: Papirus, 1993.
LOWITH, Karl. O sentido da História. Trad. Maria Georgina Segurado. Lisboa: edições 70, 1991.
NEIMAN, Susan. O mal no pensamento moderno. Trad. Fernanda Abreu. Rio de Janeiro: Difel, 2003.
REMARQUE, Erich Maria. Nada de novo no front. Trad. Helen Rumjaneck. Porto Alegre: L&PM, 2004.
RODRIGUES, Nelson. A pátria em chuteiras. São Paulo: Companhia das Letras, 1984.
SCHILLER, Friedrich. Do Sublime (Para uma exposição de algumas ideias kantianas). In: SÜSSEKIND, Pedro. Friedrich Schiller: do sublime ao trágico. Trad. Pedro Süssekind e Vladimir Vieira. Belo Horizonte: Autêntica, 2011, p. 19-51.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. A história como trauma. In. NESTROVSKI, Arthur; SELIGMANN-SILVA, Márcio (org.). Catástrofe e representação. São Paulo: Escuta, 2000. p. 73-98.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.