Ensino profissional brasileiro no século XIX
ações assistencialistas e de reeducação pela aprendizagem de ofícios
DOI :
https://doi.org/10.5216/hr.v25i2.63681Résumé
O estudo integra um esforço de pesquisadores da história da educação profissional, que se dedicam ao estudo de um período histórico marcado pelas ações esporádicas de formação para o ensino profissional no contexto da emergente urbanização, industrialização e liberalismo no século XIX. Texto que contribui com a reflexão sobre a existência do ensino profissional pela organização de instituições de amparo e de aprendizagem de ofícios, sob a ótica do assistencialismo e da reeducação de menores. A partir da pesquisa bibliográfica e documental específica, observamos que durante o Brasil oitocentista foi estabelecida uma legislação educacional que fazia referência ao abrigo de órfãos em concomitância à formação profissional para o trabalho mecânico e manufatureiro, como alternativa de sobrevivência dos mais pobres e desvalidos.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.