Narrativas diversas acerca de mo(nu)mentos históricos “controversos”

História pública e disciplinar escolar na perspectiva de Educação Histórica

Autores/as

Palabras clave:

Educação Histórica

Resumen

A História pública materializa o modo como o passado é narrado comumente que pode oscilar entre omissões, silêncios e debates “sensíveis” que parece ser alicerçado numa narrativa única, no mito em tensão com narrativas históricas perspetivadas.

Propõe-se uma síntese atendendo a um debate público (historiadores, jornalistas, políticos, ativistas portugueses), ao modo como os professores de História de portugueses planificam a estes momentos que podem constituir questões/visões históricas ”controversas” e a uma proposta de debater as relações entre os europeus e os povos subjugados no século XVI no contexto escolar.

A História disciplinar escolar, em linha com a Educação Histórica, tem de fomentar o debate acerca da validade de narrativas construídas com interesses políticos, económicos, sociais e culturais, celeremente difundidas pelos media, para as (des)construir atendendo há sua maior ou menor parcialidade, plausibilidade e fundamentação racional, de modo a contribuir para a (re)construção de sentido de mo(nu)mentos históricos com base na metodologia da História.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marília Gago, Universidade do Minho

Professora auxiliar convidada no Instituto de Educação da Universidade do Minho. Pós-doutorada no âmbito do Projeto de Investigação "Consciência Histórica: Teoria e Práticas II", 2006-2011, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia; Doutorada em Educação, Metodologia do Ensino da História e das Ciências Sociais pela Uiversidade do Minho, em 2007. 

Citas

BARCA, Isabel (2004). Aula Oficina: do projeto à avaliação. In I. Barca (Org.), Para uma educação com qualidade. Actas das IV Jornadas Internacionais de Educação Histórica. Universidade do Minho, Pp.131 – 144.

BARCA, Isabel & GAGO, Marília (2001) — Aprender a Pensar em História. «Revista Portuguesa de Educação», vol. 14 (n.º 1), p. 239-260.

BARCA, Isabel & GAGO, Marília (2021) — A Guerra Colonial em contexto educativo: das fontes à consciência histórica. «Conferência – A Guerra Colonial Portuguesa (1961-1974) entre a História e a Memória», Museu da Guerra Colonial – Vila Nova de Famalicão, 9 outubro.

CHOAY, Françoise (2006). A Alegoria do património. Edições 70.

DGE, Direção Geral de Educação (2018). Aprendizagens Essenciais de História de 8º ano de escolaridade. Disponível em https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Aprendizagens_Essenciais/3_ciclo/historia_3c_8a_ff.pdf

DIVARDIM, Thiago (2020) - Pressupostos da pesquisa e da formação continuada de historiadores docentes: uma contribuição da Educação Histórica. «Roteiro» v. 45, p. 1-24, jan./dez. 2020, Pp. 1-24. Disponível em http://educa.fcc.org.br/pdf/roteiro/v45/2177-6059-roteiro-45-e23162.pdf

FRONZA, Marcelo (2012) - As ideias de objetividade e verdade sobre o passado presente no pensamento histórico dos jovens a partir das histórias em quadrinhos. «História Revista» (Online), v. 17, Pp. 73-89.

GUILLEN, Isabel (2014) - Património e história: reflexões sobre o papel do historiador. «Diálogos», 18(2), Pp. 637 - 660.

HARTOG, François (2013) - Regimes de Historicidade: Presentismo e experiências do tempo. Autêntica.

LE GOFF, Jacques (1990) - História e Memória. UNICAMP.

LEVESQUE, Stéphane & CROTEAU, Jean-Philipe (2020). Beyond History for Historical Consciousness: Students, Narrative, and Memory. CA: University Toronto Press.

LORENZ, Chris (1999) — You got your history, I got mine. Some reflections on truth and objectivity in History. Centre for the Study of Historical Consciousness, University of British Columbia, Vancouver, B.C. Disponível em <http://www.cshc.ubc.ca>.

KÖRBER, Andreas (2023) – Formando a consciência histórica em direção a uma aprendizagem histórica transcultural: das abordagens conceituais à constituição das competências históricas. Curitiba: WAS Editores.

NICOLINI, Cristiano (2020) - Narrativas de estudantes do 9 ano e as ideias históricas sobre a regionalidade no Vale do Taquari – RS. «Revista História Hoje», v.9, p.303-323.

OAKESHOTT, Michael (1993) – Experience and Its Modes. UK: Cambridge University Press.

PACHECO, Ricardo (2017) - O Património histórico: objeto de pesquisa do historiador. História Unicap, 4(7), Pp. 5 -14.

RICOEUR, Paul (2007) - A memória, a história, o esquecimento. Editora da Unicamp.

RÜSEN, Jörn (1993) — Studies in Metahistory. Pretoria: Human Sciences Research Council.

RÜSEN, Jörn (2015) – Teoria da História: Uma teoria da história como ciência. Curitiba: Editora UFPR.

RÜSEN, Jörn (2016) – A Função da Didática da História: A relação entre a Didática da História e a (meta) História. In Maria Auxiliadora Schmidt & Marcelo Fronza (orgs) «Consciência Histórica e Interculturalidade: Investigação em Educação Histórica». Curitiba: W&A Editores. Pp. 14-42.

SILVA, Maria da Conceição; MENDES, Breno & NICOLINI, Cristiano (2021) - A aula-oficina e suas possibilidades: vinte anos depois, 1999-2019. In Luís Alberto Marques Alves; Marília Gago & Mariana Lagarto (Coord.) «Vinte Anos das Jornadas Internacionais em Educação Histórica». CITCEM, Pp.101-113.

Publicado

2024-07-12

Cómo citar

GAGO, M. Narrativas diversas acerca de mo(nu)mentos históricos “controversos”: História pública e disciplinar escolar na perspectiva de Educação Histórica. História Revista, Goiânia, v. 28, n. 2, p. 77 – 92, 2024. Disponível em: https://revistas.ufg.br/historia/article/view/78643. Acesso em: 23 nov. 2024.