Entre a realização pessoal e a responsabilidade profissional

demandas novas por História de novos públicos estudantis e a angústia de um professor ainda analógico

Autores/as

Palabras clave:

História digital, cursos de História, ensino digital.

Resumen

O objetivo deste texto é o relato de experiência pessoal conceitualizado e devidamente teórico de um professor de História, a fim de avaliar dilemas e desafios vividos, supostamente, por professores formados em tempos analógicos que não internalizam com facilidade as ditas virtudes e facilidades do ensino de História digital, examinando como estes professores visualizam seu futuro e como, e se fazem, os cursos de História para lidar com esta realidade nova da virtualidade, o que, além de tudo, oferece argumentos importantes para todos e todas que alegam a necessidade de a História ocupar o espaço virtual como condição indiscutível de sua permanência como professor e dos cursos de História como formadores de profissionais. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Bruno Flávio Lontra Fagundes, Universidade Estadaul do Paraná (UNESPAR), Curitiba, Paraná, Brasil.

Doutor em História pela Universidade Federal de Minas Gerais, com Estágio Doutoral na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), Paris. Atualmente é professor efetivo do curso de História e integra o Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTÓRIA), da Universidade Estadaul do Paraná (UNESPAR).

Citas

FURET, François. O nascimento da História. In: ______ . A oficina da História. Lis-boa: Gradiva, s.d. p.109-136

HAN, BYUNG-CHUL. Sociedade do cansaço. Petrópolis (RJ): Editora Vozes, 2015. Disponível em https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5000148/mod_resource/content/1/Sociedade%20do%20cansa%C3%A7o.pdf)

LE GOFF, Jacques. Reflexões sobre a História. Lisboa (PO): Edições 70, 1986?.

ROUSSO, Henry. L'histoire appliquée ou les historiens thaumaturges. [A história aplicada ou os historiadores taumaturgos] Vingtième Siècle, revue d'histoire, n°1, jan-vier 1984. p.105-121.

SARLO, Beatriz. Tempo passado. In: ______ . Tempo passado: cultura da memória e guinada subjetiva. São Paulo, Companhia das Letras; Belo Horizonte, Editora da UFMG, 2007. p.9-22

O que faz cada lado do cérebro? Revista Superinteressante digital. Maio de 2011. S.p. Disponível em https://super.abril.com.br/ciencia/o-que-faz-cada-lado-do-cerebro

Publicado

2024-07-14

Cómo citar

LONTRA FAGUNDES, B. F. Entre a realização pessoal e a responsabilidade profissional: demandas novas por História de novos públicos estudantis e a angústia de um professor ainda analógico. História Revista, Goiânia, v. 28, n. 2, p. 132–148, 2024. Disponível em: https://revistas.ufg.br/historia/article/view/77770. Acesso em: 17 jul. 2024.