Do sistema russo de artes mecânicas à série metódica ocupacional

análise da gênese da aprendizagem sistemática no ensino industrial brasileiro (1868-1942)

Autores/as

  • Zilka Sulamita Teixeira Universidade Federal do Espírito Santo
  • Marcelo Lima UFES

DOI:

https://doi.org/10.5216/hr.v27i1.73267

Palabras clave:

Aprendizagem Sistemática, Sistema Russo de Artes Mecânicas, Séries Metódicas Ocupacionais

Resumen

Neste artigo, discutimos a gênese da aprendizagem sistemática no Brasil, descrevendo o Sistema Russo de Artes Mecânicas (Victor Della-Voz - início da segunda metade do século XIX - SRAM) e seus desdobramentos nas Series Metódicas Ocupacionais (Roberto Mange - primeira metade do século XX - SMO). Por meio de uma análise bibliográfica orientada pelo método de observação histórica de Bloch (2001), percebemos forte influência, mas também descontinuidade entre uma didática e outra, mas também identificamos abandono desse legado pedagógico pelo sistema S a partir do início do século XXI.

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Biografía del autor/a

Zilka Sulamita Teixeira, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atua no campo educacional desde 2000, possui experiência docente (na educação básica e na educação superior), como pedagoga, diretora escolar e gerente de educação. Atualmente é membro do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física da UFES (Proteoria) e gestora do Núcleo Pedagógico da Faesa Centro Universitário.

Marcelo Lima, UFES

Graduado em Pedagogia e Mestre em Educação (UFES), Doutor em Educação e Pós-doutor em historiografia da educação profissional (UFF). Professor Associado II do DEPS-UFES, Membro do PPGE-UFES e GETAE (LAGEBES). Representa o Centro de Educação no conselho de ensino e pesquisa da UFES e Coordena o GT 09 "Trabalho e Educação" da Anped. Atua nos grupos Neddate (UFF), THESE (UFF-Fiocruz-UERJ) "EM pesquisa" (UNICAMPI-UFPR).

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Publicado

2023-05-30

Cómo citar

TEIXEIRA, Z. S.; LIMA, M. Do sistema russo de artes mecânicas à série metódica ocupacional: análise da gênese da aprendizagem sistemática no ensino industrial brasileiro (1868-1942). História Revista, Goiânia, v. 27, n. 1, p. 169–190, 2023. DOI: 10.5216/hr.v27i1.73267. Disponível em: https://revistas.ufg.br/historia/article/view/73267. Acesso em: 27 jul. 2024.

Número

Sección

Dossiê: História, trabalho e cidadania