Narrativas diversas acerca de mo(nu)mentos históricos “controversos”

História pública e disciplinar escolar na perspectiva de Educação Histórica

Autores

Palavras-chave:

Educação Histórica

Resumo

A História pública materializa o modo como o passado é narrado comumente que pode oscilar entre omissões, silêncios e debates “sensíveis” que parece ser alicerçado numa narrativa única, no mito em tensão com narrativas históricas perspetivadas.

Propõe-se uma síntese atendendo a um debate público (historiadores, jornalistas, políticos, ativistas portugueses), ao modo como os professores de História de portugueses planificam a estes momentos que podem constituir questões/visões históricas ”controversas” e a uma proposta de debater as relações entre os europeus e os povos subjugados no século XVI no contexto escolar.

A História disciplinar escolar, em linha com a Educação Histórica, tem de fomentar o debate acerca da validade de narrativas construídas com interesses políticos, económicos, sociais e culturais, celeremente difundidas pelos media, para as (des)construir atendendo há sua maior ou menor parcialidade, plausibilidade e fundamentação racional, de modo a contribuir para a (re)construção de sentido de mo(nu)mentos históricos com base na metodologia da História.

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Biografia do Autor

Marília Gago, Universidade do Minho

Professora auxiliar convidada no Instituto de Educação da Universidade do Minho. Pós-doutorada no âmbito do Projeto de Investigação "Consciência Histórica: Teoria e Práticas II", 2006-2011, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia; Doutorada em Educação, Metodologia do Ensino da História e das Ciências Sociais pela Uiversidade do Minho, em 2007. 

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Publicado

2024-07-12

Como Citar

GAGO, M. Narrativas diversas acerca de mo(nu)mentos históricos “controversos”: História pública e disciplinar escolar na perspectiva de Educação Histórica. História Revista, Goiânia, v. 28, n. 2, p. 77 – 92, 2024. Disponível em: https://revistas.ufg.br/historia/article/view/78643. Acesso em: 16 ago. 2024.