Entre a realização pessoal e a responsabilidade profissional
demandas novas por História de novos públicos estudantis e a angústia de um professor ainda analógico
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v28i2.77770Palavras-chave:
História digital, cursos de História, ensino digital.Resumo
O objetivo deste texto é o relato de experiência pessoal conceitualizado e devidamente teórico de um professor de História, a fim de avaliar dilemas e desafios vividos, supostamente, por professores formados em tempos analógicos que não internalizam com facilidade as ditas virtudes e facilidades do ensino de História digital, examinando como estes professores visualizam seu futuro e como, e se fazem, os cursos de História para lidar com esta realidade nova da virtualidade, o que, além de tudo, oferece argumentos importantes para todos e todas que alegam a necessidade de a História ocupar o espaço virtual como condição indiscutível de sua permanência como professor e dos cursos de História como formadores de profissionais.
Downloads
Referências
FURET, François. O nascimento da História. In: ______ . A oficina da História. Lis-boa: Gradiva, s.d. p.109-136
HAN, BYUNG-CHUL. Sociedade do cansaço. Petrópolis (RJ): Editora Vozes, 2015. Disponível em https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5000148/mod_resource/content/1/Sociedade%20do%20cansa%C3%A7o.pdf)
LE GOFF, Jacques. Reflexões sobre a História. Lisboa (PO): Edições 70, 1986?.
ROUSSO, Henry. L'histoire appliquée ou les historiens thaumaturges. [A história aplicada ou os historiadores taumaturgos] Vingtième Siècle, revue d'histoire, n°1, jan-vier 1984. p.105-121.
SARLO, Beatriz. Tempo passado. In: ______ . Tempo passado: cultura da memória e guinada subjetiva. São Paulo, Companhia das Letras; Belo Horizonte, Editora da UFMG, 2007. p.9-22
O que faz cada lado do cérebro? Revista Superinteressante digital. Maio de 2011. S.p. Disponível em https://super.abril.com.br/ciencia/o-que-faz-cada-lado-do-cerebro
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 História Revista

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Concedo à História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico, assumindo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.