Entre a realização pessoal e a responsabilidade profissional

demandas novas por História de novos públicos estudantis e a angústia de um professor ainda analógico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/hr.v28i2.77770

Palavras-chave:

História digital, cursos de História, ensino digital.

Resumo

O objetivo deste texto é o relato de experiência pessoal conceitualizado e devidamente teórico de um professor de História, a fim de avaliar dilemas e desafios vividos, supostamente, por professores formados em tempos analógicos que não internalizam com facilidade as ditas virtudes e facilidades do ensino de História digital, examinando como estes professores visualizam seu futuro e como, e se fazem, os cursos de História para lidar com esta realidade nova da virtualidade, o que, além de tudo, oferece argumentos importantes para todos e todas que alegam a necessidade de a História ocupar o espaço virtual como condição indiscutível de sua permanência como professor e dos cursos de História como formadores de profissionais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Flávio Lontra Fagundes, Universidade Estadaul do Paraná (UNESPAR), Curitiba, Paraná, Brasil, parabrunos@gmail.com

Doutor em História pela Universidade Federal de Minas Gerais, com Estágio Doutoral na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), Paris. Atualmente é professor efetivo do curso de História e integra o Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTÓRIA), da Universidade Estadaul do Paraná (UNESPAR).

Referências

FURET, François. O nascimento da História. In: ______ . A oficina da História. Lis-boa: Gradiva, s.d. p.109-136

HAN, BYUNG-CHUL. Sociedade do cansaço. Petrópolis (RJ): Editora Vozes, 2015. Disponível em https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5000148/mod_resource/content/1/Sociedade%20do%20cansa%C3%A7o.pdf)

LE GOFF, Jacques. Reflexões sobre a História. Lisboa (PO): Edições 70, 1986?.

ROUSSO, Henry. L'histoire appliquée ou les historiens thaumaturges. [A história aplicada ou os historiadores taumaturgos] Vingtième Siècle, revue d'histoire, n°1, jan-vier 1984. p.105-121.

SARLO, Beatriz. Tempo passado. In: ______ . Tempo passado: cultura da memória e guinada subjetiva. São Paulo, Companhia das Letras; Belo Horizonte, Editora da UFMG, 2007. p.9-22

O que faz cada lado do cérebro? Revista Superinteressante digital. Maio de 2011. S.p. Disponível em https://super.abril.com.br/ciencia/o-que-faz-cada-lado-do-cerebro

Downloads

Publicado

2024-07-14

Como Citar

LONTRA FAGUNDES, B. F. Entre a realização pessoal e a responsabilidade profissional: demandas novas por História de novos públicos estudantis e a angústia de um professor ainda analógico. História Revista, Goiânia, v. 28, n. 2, p. 132–148, 2024. DOI: 10.5216/hr.v28i2.77770. Disponível em: https://revistas.ufg.br/historia/article/view/77770. Acesso em: 17 mar. 2025.