Entre a realização pessoal e a responsabilidade profissional
demandas novas por História de novos públicos estudantis e a angústia de um professor ainda analógico
Palavras-chave:
História digital, cursos de História, ensino digital.Resumo
O objetivo deste texto é o relato de experiência pessoal conceitualizado e devidamente teórico de um professor de História, a fim de avaliar dilemas e desafios vividos, supostamente, por professores formados em tempos analógicos que não internalizam com facilidade as ditas virtudes e facilidades do ensino de História digital, examinando como estes professores visualizam seu futuro e como, e se fazem, os cursos de História para lidar com esta realidade nova da virtualidade, o que, além de tudo, oferece argumentos importantes para todos e todas que alegam a necessidade de a História ocupar o espaço virtual como condição indiscutível de sua permanência como professor e dos cursos de História como formadores de profissionais.
Downloads
Referências
FURET, François. O nascimento da História. In: ______ . A oficina da História. Lis-boa: Gradiva, s.d. p.109-136
HAN, BYUNG-CHUL. Sociedade do cansaço. Petrópolis (RJ): Editora Vozes, 2015. Disponível em https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5000148/mod_resource/content/1/Sociedade%20do%20cansa%C3%A7o.pdf)
LE GOFF, Jacques. Reflexões sobre a História. Lisboa (PO): Edições 70, 1986?.
ROUSSO, Henry. L'histoire appliquée ou les historiens thaumaturges. [A história aplicada ou os historiadores taumaturgos] Vingtième Siècle, revue d'histoire, n°1, jan-vier 1984. p.105-121.
SARLO, Beatriz. Tempo passado. In: ______ . Tempo passado: cultura da memória e guinada subjetiva. São Paulo, Companhia das Letras; Belo Horizonte, Editora da UFMG, 2007. p.9-22
O que faz cada lado do cérebro? Revista Superinteressante digital. Maio de 2011. S.p. Disponível em https://super.abril.com.br/ciencia/o-que-faz-cada-lado-do-cerebro
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.