Lugares de aprendizagem, narrativas, reconhecimento e formação da consciência histórica
Palavras-chave:
Ensino de história, Didática da HistóriaResumo
Pretende-se debater as relações entre conceito de “lugares de pedagogia” , combinando os conceitos de “lugares de memória”, de Pierre Nora, e “lugares anômalos de aprendizagem, de Elizabeth Ellsworth, como ferramentas, para análise dos monumentos, estabelecendo um diálogo entre diferentes áreas do conhecimento, particularmente com a aprendizagem histórica. O potencial pedagógico dos “lugares de aprendizagem” pode ser entendido também pelo fato de que, ao comunicarem relações entre presente, passado e futuro, por meio de determinadas narrativas, eles estão ligados à formação da consciência histórica. A complexa relação entre ensino e aprendizagem das histórias nacionais é matizada pelo reconhecimento como um princípio que agrega valor a algo, a partir de critérios, parâmetros ou circunstâncias, fazendo com que o objeto seja valorado devido às contingências, potencializando a construção de identidades. Neste sentido é que se destaca a relação entre aprendizagem, monumentos e formação da consciência histórica.
Palavras-chave: lugares de aprendizagem; aprendizagem histórica; ensino de História;
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