Lugares de aprendizagem, narrativas, reconhecimento e formação da consciência histórica

Autores

Palavras-chave:

Ensino de história, Didática da História

Resumo

Pretende-se debater as relações entre conceito de “lugares de pedagogia” , combinando os conceitos de “lugares de memória”, de Pierre Nora, e “lugares anômalos de aprendizagem, de Elizabeth Ellsworth, como ferramentas, para análise dos monumentos, estabelecendo um diálogo entre diferentes áreas do conhecimento, particularmente com a aprendizagem histórica. O potencial pedagógico  dos “lugares de aprendizagem” pode ser entendido também pelo fato de que, ao comunicarem relações entre presente, passado e futuro, por meio de determinadas narrativas, eles estão ligados à formação da consciência histórica. A complexa relação entre ensino e aprendizagem das histórias nacionais é matizada pelo reconhecimento como um princípio que agrega valor a algo, a partir de critérios, parâmetros ou circunstâncias, fazendo com que o objeto seja valorado devido às contingências, potencializando a construção de identidades. Neste sentido é que se destaca a relação entre aprendizagem, monumentos e formação da consciência histórica. 

Palavras-chave: lugares de aprendizagem; aprendizagem histórica; ensino de História;

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Biografia do Autor

Maria Auxiliadora Schmidt, Universidade Federal do Paraná

Doutorado em História pela Universidade Federal do Paraná (1997), pós-doutorado em Didática da História pela Universidade Nova de Lisboa-Portugal, 2001 (Bolsa Capes). e pós-doutorado em teoria da história pela Universidade de Brasília (Bolsa Cnpq). Atualmente é professora titular aposentada da Universidade Federal do Paraná, atuando na pós-graduação. Na mesma Universidade coordena o Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica-LAPEDUH (www.lapeduhwordpress.com). É líder do grupo de pesquisa Cnpq - Cultura, Práticas Escolares e Educação Histórica, certificado pela UFPR, desde 1999. É pesquisador participante na Universidade do Minho-Portugal, Universidade de Murcia-Espanha, no Centro de Consciência Histórica da University of British Columbia, consultor da Universidade Estadual de Londrina; presidente da Associação Iberoamericana de Educação Histórica (www.aipedhwordpress.com); pesquisador participante na Universidad de Barcelona, membro do conselho assessor da Editora Grao, Revista Iber, da Revista de Investigación Enseñanza de las Ciencias Sociales e da revista Proyecto Clio.

Marlene Cainelli, Universidade Estadual de Londrina

Doutorado em História Social pela Universidade Federal do Paraná (2003). Atualmente é Professora Sênior da Universidade Estadual de Londrina. Professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação e do Mestrado em História.  Pós-doutorado em Educação na Universidade Federal do Paraná((2009) e Pós doutorado em Educação Histórica pela Universidade do Minho em Portugal (2013). Coordenadora do PDE/ História/UEL 2014/2017. Coordenadora do PIBID/História da Universidade Estadual de Londrina 2014/2019. Investigadora do Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória (CITCEM) da Universidade do Porto em Portugal no grupo de investigação: Educação e desafios societais. Membro associado Quarterly Franklin Membership.

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Publicado

2024-07-12

Como Citar

SCHMIDT, M. A.; CAINELLI, M. Lugares de aprendizagem, narrativas, reconhecimento e formação da consciência histórica. História Revista, Goiânia, v. 28, n. 2, p. 60–76, 2024. Disponível em: https://revistas.ufg.br/historia/article/view/77337. Acesso em: 17 jul. 2024.