História Pública e Ensino de História em comunidades camponesas no sul do Piauí

o Museu da Memória Camponesa na comunidade Alto Alegre, em Santa Luz/PI.

Autores

  • João Paulo Charrone Universidade Federal do Piauí/Campus Ministro Petrônio Portela (TeresinaPI)

Palavras-chave:

Memória, Museu, Comunidades Camponesas, práticas pedagógicas

Resumo

O presente texto procura demonstrar a importância do museu da memória camponesa como prática pedagógica vinculada ao campo da história pública a partir da experiência obtida na escola da comunidade rural Alto Alegre, interior da cidade de Santa Luz-PI. Este estudo justifica-se pela necessidade de encontrar subsídios que colaborem para a didática escolar, evidenciando aspectos que se voltem para a cultura e memória do sujeito. Para o desenvolvimento dessa pesquisa utilizou-se estudos bibliográficos e da pesquisa ação, nesse sentido, é produto de uma intervenção dos pesquisadores em conjunto com os sujeitos que integram a pesquisa. O trabalho ampara-se nas teorias de Gilmar Rocha e Sandra Pereira Tosta (2017), Ana Maria Casasanta Peixoto (2004), Walter Benjamin (1989), Michael Pollak (1989), Pierre Nora (1993), dentre outros. Conclui-se desse modo, que o museu da memória camponesa se apresenta como uma ferramenta eficaz de ensino para o processo de aprendizagem

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Biografia do Autor

João Paulo Charrone, Universidade Federal do Piauí/Campus Ministro Petrônio Portela (TeresinaPI)

Doutor em História Social (2017) pela Universidade Federal Fluminense. Iniciou a carreira docente como professor da rede pública de Educação Básica do Estado de São Paulo (2006-2007). Atualmente é Professor Adjunto (DE) do curso de Licenciatura em História, ocupando as cadeiras relacionadas à área de História Antiga e Medieval, na Universidade Federal do Piauí/Campus Ministro Petrônio Portela (TeresinaPI).

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Publicado

2024-07-12

Como Citar

CHARRONE, J. P. História Pública e Ensino de História em comunidades camponesas no sul do Piauí: o Museu da Memória Camponesa na comunidade Alto Alegre, em Santa Luz/PI. História Revista, Goiânia, v. 28, n. 2, p. 93–112, 2024. Disponível em: https://revistas.ufg.br/historia/article/view/77334. Acesso em: 22 dez. 2024.