Do sistema russo de artes mecânicas à série metódica ocupacional

análise da gênese da aprendizagem sistemática no ensino industrial brasileiro (1868-1942)

Autores

  • Zilka Sulamita Teixeira Universidade Federal do Espírito Santo
  • Marcelo Lima UFES

DOI:

https://doi.org/10.5216/hr.v27i1.73267

Palavras-chave:

Aprendizagem Sistemática, Sistema Russo de Artes Mecânicas, Séries Metódicas Ocupacionais

Resumo

Neste artigo, discutimos a gênese da aprendizagem sistemática no Brasil, descrevendo o Sistema Russo de Artes Mecânicas (Victor Della-Voz - início da segunda metade do século XIX - SRAM) e seus desdobramentos nas Series Metódicas Ocupacionais (Roberto Mange - primeira metade do século XX - SMO). Por meio de uma análise bibliográfica orientada pelo método de observação histórica de Bloch (2001), percebemos forte influência, mas também descontinuidade entre uma didática e outra, mas também identificamos abandono desse legado pedagógico pelo sistema S a partir do início do século XXI.

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Biografia do Autor

Zilka Sulamita Teixeira, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atua no campo educacional desde 2000, possui experiência docente (na educação básica e na educação superior), como pedagoga, diretora escolar e gerente de educação. Atualmente é membro do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física da UFES (Proteoria) e gestora do Núcleo Pedagógico da Faesa Centro Universitário.

Marcelo Lima, UFES

Graduado em Pedagogia e Mestre em Educação (UFES), Doutor em Educação e Pós-doutor em historiografia da educação profissional (UFF). Professor Associado II do DEPS-UFES, Membro do PPGE-UFES e GETAE (LAGEBES). Representa o Centro de Educação no conselho de ensino e pesquisa da UFES e Coordena o GT 09 "Trabalho e Educação" da Anped. Atua nos grupos Neddate (UFF), THESE (UFF-Fiocruz-UERJ) "EM pesquisa" (UNICAMPI-UFPR).

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Publicado

2023-05-30

Como Citar

TEIXEIRA, Z. S.; LIMA, M. Do sistema russo de artes mecânicas à série metódica ocupacional: análise da gênese da aprendizagem sistemática no ensino industrial brasileiro (1868-1942). História Revista, Goiânia, v. 27, n. 1, p. 169–190, 2023. DOI: 10.5216/hr.v27i1.73267. Disponível em: https://revistas.ufg.br/historia/article/view/73267. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: História, trabalho e cidadania