Do sistema russo de artes mecânicas à série metódica ocupacional
análise da gênese da aprendizagem sistemática no ensino industrial brasileiro (1868-1942)
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v27i1.73267Palavras-chave:
Aprendizagem Sistemática, Sistema Russo de Artes Mecânicas, Séries Metódicas OcupacionaisResumo
Neste artigo, discutimos a gênese da aprendizagem sistemática no Brasil, descrevendo o Sistema Russo de Artes Mecânicas (Victor Della-Voz - início da segunda metade do século XIX - SRAM) e seus desdobramentos nas Series Metódicas Ocupacionais (Roberto Mange - primeira metade do século XX - SMO). Por meio de uma análise bibliográfica orientada pelo método de observação histórica de Bloch (2001), percebemos forte influência, mas também descontinuidade entre uma didática e outra, mas também identificamos abandono desse legado pedagógico pelo sistema S a partir do início do século XXI.
Downloads
Referências
BENNETT, C. A. História da educação em artes manuais e industriais (1870 a 1917). São Paulo: Editora SENAI-SP, 2015.
BOLOGNA, I. Roberto Mange e sua obra. Goiânia: Unigraf, 1980.
BRYAN, N. A. P. Educação, trabalho e tecnologia. Campinas, SP: Alínea, 2015.
CUNHA, L. A. O ensino de ofícios artesanais e manufatureiros no Brasil escravocrata. São Paulo: UNESP; Brasília: FLACSO, 2000a.
CUNHA, L. A. O ensino de ofícios nos primórdios da industrialização. Brasília; São Paulo: São Paulo: UNESP; Brasília: FLACSO, 2000b.
CUNHA, L. A. O ensino profissional na irradiação do industrialismo. Brasília; São Paulo: São Paulo: UNESP; Brasília: FLACSO, 2000b.
FONSECA, C. S. História do ensino industrial no Brasil: 3º volume. Rio de Janeiro: SENAI, 1986.
FRIGOTTO, G. Fazendo pelas mãos a cabeça do trabalhador: o trabalho como elemento pedagógico na formação profissional. Cadernos de Pesquisa, n. 47, p. 38-45, 1983.
GAMA, R. Tecnologia e o trabalho na história. São Paulo: Nobel/USP, 1986.
MEDEIROS, M. Expansão capitalista e ensino industrial. Rio de Janeiro: SENAI, Departamento Nacional, Divisão de Pesquisas, Estudos e Avaliação, 1987.
MORAES, Carmen Sylvia Vidigal. A socialização da força de trabalho: instrução popular e qualificação no Estado de São Paulo (1873 a 1934). Bragança Paulista: EDUSF, 2003.
SENAI-SP. De homens e máquinas: Roberto Mange e a formação profissional. São Paulo: Editora Senai -SP, 2012b.
SENAI-SP. Série Metódica Ocupacional: o ensino profissional para aprender fazendo. São Paulo: Editora Senai -SP, 2012a.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.