Quando o outro assusta

o medo social em relação aos ciganos em Goiás

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/hr.v27i1.55268

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar social existente em Goiás, considerando como estudo de caso, o medo em relação aos ciganos que perdurou durante boa parte do século XX. Considerando que a civilização é fonte de medo e angústia, o receio de perder a identidade cultural provocou uma situação de temor em relação a negros, indígenas, mestiços e ciganos em Goiás. O artigo é dividido em três tópicos: no primeiro procura-se definir o medo social a partir de autores diversos (Norbert Elias, Jean Delumeau, Mike Davis, dentre outros); no segundo procura-se contextualizar a presença do medo do outro no contexto de formação da capitania de Goiás; no terceiro, analisa-se o medo dos ciganos presente na sociedade goiana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliézer Cardoso Oliveira, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, Goiás, ezi@uol.com.br

Graduado e mestre em História pela UFG. Doutor em Sociologia pela UnB. Pós-Doutor em Ciências da Religião pela PUC (GO). Professor do curso de História e do Mestrado em Território e Expressões Culturais no Cerrado da Universidade Estadual de Goiás, em Anápolis Goiás.

Downloads

Publicado

2023-05-30

Como Citar

OLIVEIRA, E. C. Quando o outro assusta: o medo social em relação aos ciganos em Goiás. História Revista, Goiânia, v. 27, n. 1, p. 259–278, 2023. DOI: 10.5216/hr.v27i1.55268. Disponível em: https://revistas.ufg.br/historia/article/view/55268. Acesso em: 27 abr. 2024.