Próximos Volumes
V. 5 - Antropologia e seus campos.
Trabalhos originais e inéditos resultantes de pesquisas científicas realizadas nas áreas da Antropologia Social e Cultural, Antropologia Biológica, Arqueologia, Etnolingúistica, Museologia, Arte e Cultura Popular, Patrimônio Cultural, Educação e Etno-História, em seu caráter interdisciplinar.
Dossiê "Arqueologias Marajoaras", organizado por Helena Pinto Lima, Marcelle Rolim de Souza Lima, Chayenne Furtado, Décio de Alencar Guzmán, Cristiana Barreto.
O Marajó é o maior arquipélago flúvio-marítimo do planeta, lugar onde o grande rio Amazonas abraça o Atlântico. Superlativos descrevem essa extensa região, que abriga paisagens de campos, florestas, manguezais, em uma imensurável diversidade biocultural. Uma região extensa e diversa, com histórias milenares e culturas pulsantes: heranças de 3 mil anos de ocupações indígenas que se fundem com conhecimentos de comunidades quilombolas e ribeirinhas. Povos lutadores, que vivem e interagem com a natureza de forma única. Do chamado Marajó dos campos, no leste do arquipélago, navegando até o Marajó das Florestas cerca de 400km rio acima, reunimos neste dossiê artigos e experiências de pessoas que têm relações de pesquisas e vivências nessa extensa região. Arqueologias Marajoaras (ambos no plural) evidenciam a proposta deste dossiê, que é a de tocar saberes e conhecimentos diversos que vão muito além das pesquisas acadêmicas e incorporar as muitas histórias e vozes marajoaras que ressoam patrimônios culturais do presente e do passado.