https://revistas.ufg.br/hawo/issue/feed Hawò 2024-12-20T00:00:00-03:00 Revista Hawò revistahawo@gmail.com Open Journal Systems <p><strong><em>Hawò</em> </strong>publica trabalhos originais e inéditos resultantes de pesquisas científicas realizadas nas áreas da Antropologia Social e Cultural, Antropologia Biológica, Arqueologia, Etnolingúistica, Museologia, Arte e Cultura Popular, Patrimônio Cultural, Educação e Etno-História, em seu caráter interdisciplinar.</p> <div class="site-journal-description"> <p>- Ano de criação: 2020<br />- Qualis: B4 (quadriênio 2017-2020)<br />- Revista vinculada ao <em><span style="font-size: 0.875rem;"><a style="background-color: #ffffff; font-size: 0.875rem;" href="https://museu.ufg.br/">Museu Antropológico da UFG</a></span></em></p> </div> <p>Para mais informações, acesse a página <a href="https://revistas.ufg.br/hawo/about">"Sobre a revista"</a>, ou entre em <span style="font-size: 0.875rem;"><a href="https://revistas.ufg.br/hawo/about/contact">contato.</a></span></p> https://revistas.ufg.br/hawo/article/view/78545 O bem viver Marajoara 2024-07-19T17:38:01-03:00 Anna Maria Alves Linhares annlinhares@yahoo.com.br <p>O simbolismo da cerâmica arqueológica marajoara foi escolhido como emblema de identidade nacional brasileira em fins do século XIX tendo em vista os projetos políticos de Estado. Para isso, o Estado se utilizou dos primeiros estudos arqueológicos que foram feitos no Museu Nacional do Rio de Janeiro, a fim de consolidar sua escolha por esses objetos como emblema dessa alentada identidade. Destarte, da ciência de fins do Oitocentos, esse simbolismo foi para a arte, a arquitetura, a moda, as cédulas, o carnaval, os espaços público e privado, sendo usado até a contemporaneidade. Entretanto, chama atenção esse simbolismo representado em objetos e utensílios do lar, como garfos, facas, tolhas de mesas, dentre outras peças, como uma espécie do “bem viver marajoara”, ao longo do século XX, como será apresentado nesse artigo.</p> <p> </p> <p> </p> 2024-12-07T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Anna Maria Alves Linhares