Subjetivações profissionais produzidas em um currículo de formação em Educação Física sob os marcos da resolução CNE/CES no 06/2018
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v28.82831Palavras-chave:
Formação em Educação Física, Currículo, Diretrizes Curriculares Nacionais, SubjetivaçãoResumo
Este estudo analisou os processos de subjetivação profissional de estudantes de Educação Física da UNEB/Campus XII, pertencentes à primeira turma em formação sob o currículo resultante da reformulação orientada pela Resolução CNE/CES nº 06/2018. A partir de um procedimento narrativo coletivo, os enunciados discentes fizeram emergir três principais forças subjetivadoras: as docências formadoras, um desenho curricular comum-dividido e as articulações entre o mundo do trabalho e os imaginários da(s) profissão(ões). As ressonâncias evidenciadas indicam que as polarizações que atravessam as experiências dos estudantes estão mais associadas às próprias dicotomias da Educação Física, ressignificadas pelas ações micropolíticas no dispositivo curricular, do que às diretrizes.
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