Atividades aquáticas e desenvolvimento motor de crianças com transtorno do espectro autista – uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v28.77702

Palavras-chave:

Atividades aquáticas, desenvolvimento motor, Transtorno do espectro autista

Resumo

A prática de atividades aquáticas pode melhorar o desenvolvimento motor de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Nesse sentido, o estudo teve como objetivo verificar a possível influência de atividades aquáticas no desenvolvimento motor dessas crianças. Utilizaram-se as bases de dados Scielo- Scientific, Eletronic Library Online, Google Scholar e PubMed para a busca pelos artigos incluídos na revisão sistemática. Os dados foram tabulados de acordo com: autor/ano, par ticipantes, intervenção realizada, protocolo para avaliação do desenvolvimento motor e principais resultados obtidos. As atividades aquáticas foram eficazes no controle de movimento, na coordenação motora e no equilíbrio e melhoraram movimentos estereotipados e ecolalia. Foi identificada, ainda, a carência de estudos sobre o tema.

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Publicado

2025-10-14

Como Citar

AYUMI HAYAKAVA, Bianca; GODOY DIAS, Claudia; MARSON MALAGODI, Bruno; GREGUOL, Márcia. Atividades aquáticas e desenvolvimento motor de crianças com transtorno do espectro autista – uma revisão sistemática. Pensar a Prática, Goiânia, v. 28, 2025. DOI: 10.5216/rpp.v28.77702. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/77702. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Revisão