Atividades aquáticas e desenvolvimento motor de crianças com transtorno do espectro autista – uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v28.77702Palavras-chave:
Atividades aquáticas, desenvolvimento motor, Transtorno do espectro autistaResumo
A prática de atividades aquáticas pode melhorar o desenvolvimento motor de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Nesse sentido, o estudo teve como objetivo verificar a possível influência de atividades aquáticas no desenvolvimento motor dessas crianças. Utilizaram-se as bases de dados Scielo- Scientific, Eletronic Library Online, Google Scholar e PubMed para a busca pelos artigos incluídos na revisão sistemática. Os dados foram tabulados de acordo com: autor/ano, par ticipantes, intervenção realizada, protocolo para avaliação do desenvolvimento motor e principais resultados obtidos. As atividades aquáticas foram eficazes no controle de movimento, na coordenação motora e no equilíbrio e melhoraram movimentos estereotipados e ecolalia. Foi identificada, ainda, a carência de estudos sobre o tema.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
