Análise da produção de atletismo do Conbrace e do Seminário de Educação Física Escolar

Autores

  • Adelson Almeida da Costa Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Petrolina, Pernambuco, Brasil adelsonalmeida2009@hotmail.com
  • Diego Luz Moura Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Petrolina, Pernambuco, Brasil lightdiego@yahoo.com.br https://orcid.org/0000-0001-6054-4542

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v25.70710

Palavras-chave:

Educação Física Escolar; Atletismo; Ensino.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a produção acadêmica do Conbrace e do Seminário de Educação Física Escolar, acerca do ensino do atletismo na escola. É um estudo descritivo, de caráter qualitativo. Foi realizado uma revisão bibliográfica nos anais dos referidos eventos (2017; 2019) e selecionados 29 estudos para análise. Os resultados apontam uma prevalência nas publicações de relatos de experiência (86,20%) e pouca pesquisa empírica. A escola de educação básica é apontada como um lugar propício para a realização das pesquisas, principalmente a escola pública onde ocorreram 79,31% dos estudos. As práticas pedagógicas desenvolvidas na escola são as principais fontes dos relatos de experiência, e pelo que parece, começam a ganhar espaço em congressos e periódicos científicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adelson Almeida da Costa, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Petrolina, Pernambuco, Brasil adelsonalmeida2009@hotmail.com

Adelson Almeida da Costa, é Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF (2020-2022) e membro do Laboratório de Estudos Culturais e Pedagógicos da Educação Física (LECPEF). Possui Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual do Piauí-UESPI e Especialização em Educação Física Escolar e, em Psicopedagogia Institucional e Clínica. Professor efetivo da rede municipal de ensino do município de Dom Inocêncio-PI (2001) e da rede estadual de ensino do Piauí (2015), com experiência no ensino da Educação Física no Ensino Fundamental, Ensino Médio, EJA e treinamento de atletismo para os Jogos Escolares. É coordenador do projeto de educação teológica (cursos Básico, Médio e Avançado em Teologia), em Dom Inocêncio-PI e, autor do livro: Assembleia de Deus em Dom Inocêncio-Piauí: 30 anos evangelizando, transformando vidas e fazendo história. Autor do artigo: Atletismo na Escola: Alternativas e possibilidades de ensino; Co-autor do artigo: O Estágio Supervisionado na Formação do Professor de Educação Física: Refletindo sobre o Diálogo entre Teoria e Prática. Autor dos resumos: Relato de experiência sobre o ensino do atletismo com materiais alternativos em uma escola pública do Piauí; A Importância da Educação Física na percepção dos alunos e professores do primeiro siclo do Ensino Fundamental, de uma escola pública do Piauí; e, Ensino do Atletismo com materiais alternativos: uma análise de experiência; todos apresentados em congresso científico (CEFIVASF, 2017 e FIEP, 2018, 2021) respectivamente, no formato Poster. Na rede municipal, desenvolveu o projeto de ensino do atletismo com materiais alternativos, confeccionando com os alunos os próprios materiais a serem utilizados, para suprir a carência e dar sentido pedagógico aos conteúdos teóricos abordados em sala de aula. O projeto Atletismo na Escola: Alternativas e possibilidades de ensino, cadastrado no Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (CAAE nº 83381717.9.0000.5196), aprovado pelo Parecer nº 2.769.033, foi executado no segundo semestre de 2018, concorreu a dois prêmios em 2019 (Educador Nota 10 e Professores do Brasil) e deu origem a um artigo científico. Na rede estadual, desenvolveu o projeto Esporte Educacional (2010-2017), levando os jovens a participar dos Jogos das Escolas Públicas do Estado do Piauí- JEPEPs, nas escolas da micro região e na capital Teresina.

Diego Luz Moura, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Petrolina, Pernambuco, Brasil lightdiego@yahoo.com.br

Diego Luz Moura é Mestre e Doutor em Educação Física pela Universidade Gama Filho (UGF). Realizou estágio de pós-doutorado em Ciências do Exercício e do Esporte (UERJ). É Professor Adjunto da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Atua no curso de Licenciatura em Educação Física e nos cursos de Mestrado em Educação Física. É líder do LECPEF (Laboratório de Estudos Culturais e Pedagógicos da Educação Física). Possui experiência no ensino da educação física na educação básica tendo atuado na Secretaria Municipal e Estadual de Educação do Rio de Janeiro, ministrando aulas para o ensino infantil, fundamental, médio e EJA. Coordena o projeto de extensão Dialogando sobre o Ensino da Educação Física que desde 2016 promove espaços de formação permanente para professores de educação física da Educação Básica. É revisor dos principais periódicos do campo da educação e da educação física. Atuou como coordenador do curso de licenciatura em Educação Física da Univasf no período de 2015-2019. É coordenador dos estágios de licenciatura da Univasf. Compõe o comitê científico do GTT escola do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) desde o ao de 2015. Seu interesse e trajetória de investigação se baseiam nos estudos sobre os aspectos pedagógicos do ensino da educação física e os aspectos socioculturais da atividade física e do esporte. Participa de 4 projetos de pesquisa como coordenador. Orientou 18 dissertações de mestrado, 8 trabalhos de Iniciação Científica e 58 trabalhos de conclusão de curso. Publicou 77 artigos completos em periódicos nacionais e internacionais, 12 livros e 9 capítulos de livro. Dentre estas obras destacam-se o livro: "Cultura e educação Física escolar: da teoria à prática" publicado pela editora Phorte no ano de 2012 e a coletânea de livros "Dialogando sobre o ensino da educação física" publicado pela editora CRV. Esta coletânea compõe um conjunto de 8 livros construídos para auxiliar diretamente os professores de educação física que atuam nas escolas nos temas: atletismo, lutas, ginásticas, danças, esportes coletivos, atividades de aventura, jogos populares e esportes de rebatidas.

Downloads

Publicado

2022-10-31

Como Citar

ALMEIDA DA COSTA, A.; LUZ MOURA, D. Análise da produção de atletismo do Conbrace e do Seminário de Educação Física Escolar. Pensar a Prática, Goiânia, v. 25, 2022. DOI: 10.5216/rpp.v25.70710. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/70710. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão