Desigualdades e privilégios no trabalho em saúde pública: percepções de profissionais de educação física

Autores

  • Ricardo Lira de Rezende Neves Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, ricardo_neves@ufg.br
  • Luis Otávio Teles Assumçao Universidade Católica de Brasília, Brasília, Distrito Federal, e-mail: luiso@ucb.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v23.59011

Palavras-chave:

Educação Física. Profissões. Dissidências. Sistema Único de Saúde

Resumo

Neste artigo analisamos as desigualdades e privilégios no trabalho em serviços de Saúde Pública de uma região de Goiânia. Fizemos entrevistas com nove profissionais de Educação Física de quatro instituições da Secretaria Municipal de Saúde desta cidade. O material coletado foi analisado a partir da técnica de Análise de Conteúdo, com apoio do software Webqda. O acúmulo de determinado capital cultural traduzido em saberes e habitus, o tempo de experiência de intervenção, a divisão do trabalho e as hierarquias profissionais demonstram as disputas de poder no campo profissional, muitas vezes, com o próprio consentimento das profissões dominadas.

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Biografia do Autor

Ricardo Lira de Rezende Neves, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, ricardo_neves@ufg.br

Prof. Dr. Faculade de Educação Física e Dança da Universidade Fedeal de Goiás. Membro do gupo ECOS de pesquisa.

Luis Otávio Teles Assumçao, Universidade Católica de Brasília, Brasília, Distrito Federal, e-mail: luiso@ucb.br

Professor no programa de pós-graduaçao em educação Física da Universidade Católica de Brasília

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Publicado

2020-09-18

Como Citar

NEVES, R. L. de R.; ASSUMÇAO, L. O. T. Desigualdades e privilégios no trabalho em saúde pública: percepções de profissionais de educação física. Pensar a Prática, Goiânia, v. 23, 2020. DOI: 10.5216/rpp.v23.59011. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/59011. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais