Discursos sobre educação física escolar e o protagonismo da midiatização esportiva

Autores

  • Fábio Soares da Costa Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS
  • Janete de Páscoa Rodrigues Universidade Federal do Piauí - UFPI
  • Andreia Mendes dos Santos Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul -PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v22.51081

Palavras-chave:

ADC, Educação física, Escol, . Esporte.

Resumo

A pesquisa desenvolve reflexões sobre sentidos enunciados em reportagens exibidas no programa televisivo Esporte Espetacular durante o mês de janeiro de 2017. O conjunto enunciativo investigado apresentou como as aulas de educação física escolar são desenvolvidas em quatro países: Brasil, Inglaterra, Estados Unidos e Japão. Metodologicamente, a Análise de Discurso Crítica (ADC) proporcionou a identificação das representações relacionais entre esporte e educação, e as estratégias discursivas construídas nessas reportagens. A reflexão sobre o texto/imagem como discurso social e a potência das representações esportivas como fenômeno discursivo e ideológico, torna a enunciação esportiva o currículo majoritário no ambiente educacional relativo às aulas de educação física escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Soares da Costa, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Doutorando em Educação do PPGEdu da Escola de Humanidades das PUCRS. Mestre em Comuniação pela UFPI, Especialista em Supervisão Escolar pela UFRJ e Licenciado em Educação Física pela UFPI. Professor da Secretaria de Educação do Estado do Maranhão e Coordenador de Esporte Escolar da FUNDESPI.

LATTES: http://lattes.cnpq.br/7829369714568555

Janete de Páscoa Rodrigues, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Professora Associada do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Graduada em Educação Física (UFPI), com Mestrado em Ciências da Informação (UFMG) e Doutorado (UNISINOS) em Comunicação.

LATTES: http://lattes.cnpq.br/3105000182702070

Andreia Mendes dos Santos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul -PUCRS

Professora da Escola de Humanidades e do PPGEDU da PUCRS e Editora Chefe da Revista Educação/PUCRS. Graduada em Psicologia (PUCRS), com Mestrado e Doutorado em Serviço Social (PUCRS). Estágio Pós- Doutoral na Faculdade de Serviço Social/PUCRS e Estagio Recém-Doutor na FAENFI/PUCRS. Coordena os Grupos de Pesquisa CONSUMIRES - Consumo, Mídia, Relações Sociais e Saúde e Questões Sociais na Escola.

LATTES: http://lattes.cnpq.br/9544763044134842

Downloads

Publicado

2019-03-29

Como Citar

COSTA, F. S. da; RODRIGUES, J. de P.; DOS SANTOS, A. M. Discursos sobre educação física escolar e o protagonismo da midiatização esportiva. Pensar a Prática, Goiânia, v. 22, 2019. DOI: 10.5216/rpp.v22.51081. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/51081. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais