Discursos sobre educação física escolar e o protagonismo da midiatização esportiva

Autores/as

  • Fábio Soares da Costa Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS
  • Janete de Páscoa Rodrigues Universidade Federal do Piauí - UFPI
  • Andreia Mendes dos Santos Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul -PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v22.51081

Palabras clave:

ADC, Educação física, Escol, . Esporte.

Resumen

A pesquisa desenvolve reflexões sobre sentidos enunciados em reportagens exibidas no programa televisivo Esporte Espetacular durante o mês de janeiro de 2017. O conjunto enunciativo investigado apresentou como as aulas de educação física escolar são desenvolvidas em quatro países: Brasil, Inglaterra, Estados Unidos e Japão. Metodologicamente, a Análise de Discurso Crítica (ADC) proporcionou a identificação das representações relacionais entre esporte e educação, e as estratégias discursivas construídas nessas reportagens. A reflexão sobre o texto/imagem como discurso social e a potência das representações esportivas como fenômeno discursivo e ideológico, torna a enunciação esportiva o currículo majoritário no ambiente educacional relativo às aulas de educação física escolar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fábio Soares da Costa, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Doutorando em Educação do PPGEdu da Escola de Humanidades das PUCRS. Mestre em Comuniação pela UFPI, Especialista em Supervisão Escolar pela UFRJ e Licenciado em Educação Física pela UFPI. Professor da Secretaria de Educação do Estado do Maranhão e Coordenador de Esporte Escolar da FUNDESPI.

LATTES: http://lattes.cnpq.br/7829369714568555

Janete de Páscoa Rodrigues, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Professora Associada do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Graduada em Educação Física (UFPI), com Mestrado em Ciências da Informação (UFMG) e Doutorado (UNISINOS) em Comunicação.

LATTES: http://lattes.cnpq.br/3105000182702070

Andreia Mendes dos Santos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul -PUCRS

Professora da Escola de Humanidades e do PPGEDU da PUCRS e Editora Chefe da Revista Educação/PUCRS. Graduada em Psicologia (PUCRS), com Mestrado e Doutorado em Serviço Social (PUCRS). Estágio Pós- Doutoral na Faculdade de Serviço Social/PUCRS e Estagio Recém-Doutor na FAENFI/PUCRS. Coordena os Grupos de Pesquisa CONSUMIRES - Consumo, Mídia, Relações Sociais e Saúde e Questões Sociais na Escola.

LATTES: http://lattes.cnpq.br/9544763044134842

Publicado

2019-03-29

Cómo citar

COSTA, F. S. da; RODRIGUES, J. de P.; DOS SANTOS, A. M. Discursos sobre educação física escolar e o protagonismo da midiatização esportiva. Pensar a Prática, Goiânia, v. 22, 2019. DOI: 10.5216/rpp.v22.51081. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/51081. Acesso em: 16 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos Originais