O CONCEITO DE EXPERIÊNCIA EM BENJAMIN: CONSIDERAÇÕES ANALISANDO AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA E DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v21i3.50554Palavras-chave:
Experiência, Walter Benjamin, Diretrizes Curriculares Nacionais, Formação de professores de Educação Física.Resumo
O texto compreende uma discussão teórico-conceitual em torno do conceito de experiência em Walter Benjamin e uma análise documental de documentos brasileiros que se ocupam da formação de professores – as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores de Educação Básica e também as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores de Educação Física (EF) – os quais foram inventariados procurando-se analisar/desvelar como esses mesmos documentos apontam a perspectiva de se pensar a formação profissional a partir da experiência com os saberes/fazeres do campo da EF, em que observa-se uma ênfase nas dimensões técnica e prática na formação desses profissionais, entendida como competências a serem desenvolvidas, pautada numa racionalidade técnica.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).