A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: DA FORMAÇÃO À ATUAÇÃO PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v21i2.47214Palavras-chave:
Educação física. Docência. Ensino superior.Resumo
Esta pesquisa objetivou investigar aspectos de formação e atuação profissional de docentes universitários de educação física em início de carreira. Trata-se de um estudo descritivo, em que foi realizada entrevista semi-estruturada com dez docentes vinculados às Instituições de Ensino Superior de Maringá/PR. Os dados foram interpretados com base no método de análise de conteúdo. Os resultados indicaram que aspectos como a qualidade da formação escolar, o engajamento no decorrer da graduação e as experiências recebidas na pós-graduação destacaram-se como contributos para a formação profissional. Quanto à atuação profissional, está pautada por uma gama de desafios que desestimulam e desafiam na construção de uma prática comprometida com o efetivo processo de ensino-aprendizagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).