UNIVERSITY TEACHING IN PHYSICAL EDUCATION: FROM LEARNING TO A PROFESSIONAL PERFORMANCE

Authors

  • Ademir Faria Pires Universidade Estadual de Maringá - Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL
  • Caroline Broch Universidade Estadual de Maringá - Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL
  • Fabiane Castilho Teixeira Universidade Estadual de Maringá - Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL
  • Claudio Kravchychyn Universidade Estadual de Maringá - Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL
  • Ieda Parra Barbosa-Rinaldi Departamento de Educação Física, Universidade Estadual de Maringá - Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v21i2.47214

Keywords:

Physical education. Teaching. Higher education.

Abstract

This research aimed to investigate aspects of professional learning and performance of university teachers of physical education in early career. This is a descriptive study, in which a semi-structured interview was conduced with ten teachers linked to higher education institutions in Maringá/PR. The data were interpreted based on the content analysis method. The results indicated that aspects as the quality of school education, engagement during graduation and experiences received in the postgraduate study stood out as contributions to professional training. For the professional performance, it is based on a range of challenges that discourage and challenge in the construction of a practice committed to the effective teaching-learning process.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ademir Faria Pires, Universidade Estadual de Maringá - Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL

Mestrando do Programa de Pós-graduação Associado em Educação Física UEM/UEL. Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá. Membro do Projeto de Ginástica Geral da UEM e do Grupo de Pesquisa Gímnica: formação, intervenção e escola DEF/UEM/CNPq.

Caroline Broch, Universidade Estadual de Maringá - Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação Física Associado UEM/UEL (2017). Mestre em Educação Física pelo Programa de Pós Graduação Associado UEM/UEL (2012). Graduada em Serviço Social pela Faculdade Metropolitana de Maringá (2014). Graduada em Educação Física pela UEM (2008). Participante de grupos de pesquisas que direcionam seus estudos à formação e à intervenção profissional. Atua, sobretudo, nos seguintes temas: didática; metodologia da pesquisa; formação e intervenção profissional; antropologia e filosofia da educação física; estágio supervisionado; ginástica laboral. 

Fabiane Castilho Teixeira, Universidade Estadual de Maringá - Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação Física Associado UEM/UEL; Mestre em Educação Física pelo Programa de Pós Graduação Associado UEM/UEL (2012); Especialista em Prescrição Personalizada de Exercícios Físicos- Personal Training pela UEM (2010); Graduada em Educação Física pela UEM (2008). Participante de grupos de pesquisas que direcionam seus estudos à formação e à intervenção profissional. Atua, sobretudo, nos seguintes temas: educação física, corporeidade, dimensão didático-pedagógica, metodologia da pesquisa, educação e escola, formação e intervenção profissional

Claudio Kravchychyn, Universidade Estadual de Maringá - Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL

Licenciatura em Educação Física pela Escola de Educação Física de Assis (1985); Especialização (latu-sensu) em Educação Física Escolar pela Universidade Estadual de Maringá (1987) e em Musculação e Preparação Física pela Universidade Gama Filho (1993); Mestrado em Educação pela Universidade do Oeste Paulista (2006); Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá - Programa Associado de Pós-Graduação UEM/UEL (2014). Professor Adjunto do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e consultor do Ministério do Esporte - Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (SNELIS/ME). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas para Educação Física e Esporte (GEPPEFE/UEM). Áreas de atuação: Políticas Públicas para Educação Física e Esporte, Formação Profissional em Educação Física, Pedagogia do Esporte e Educação Física Escolar. 

Ieda Parra Barbosa-Rinaldi, Departamento de Educação Física, Universidade Estadual de Maringá - Maringá

Possui doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2005), mestrado em Educação Física pela UNICAMP (1999), especialização em Educação Física Infantil pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (1990) e graduação em Educação Física pela UEM (1988). Atualmente é professora Adjunto-tide C do Departamento de Educação Física da UEM, líder do Grupo de Pesquisa em Corpo, Cultura e Ludicidade - DEF/UEM/CNPq, líder do Grupo Gímnica: formação, intervenção e escola DEF/UEM/CNPq e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ginástica Geral FEF/UNICAMP/CNPq.

Published

2018-06-29

How to Cite

PIRES, A. F.; BROCH, C.; TEIXEIRA, F. C.; KRAVCHYCHYN, C.; BARBOSA-RINALDI, I. P. UNIVERSITY TEACHING IN PHYSICAL EDUCATION: FROM LEARNING TO A PROFESSIONAL PERFORMANCE. Pensar a Prática, Goiânia, v. 21, n. 2, 2018. DOI: 10.5216/rpp.v21i2.47214. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/47214. Acesso em: 17 jul. 2024.

Issue

Section

Artigos Originais