LA ENSEÑANZA UNIVERSITARIA DE EDUCACIÓN FÍSICA: DE CAPACITACIÓN PARA LA ACTUACIÓN PROFESIONAL

Autores/as

  • Ademir Faria Pires Universidade Estadual de Maringá - Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL
  • Caroline Broch Universidade Estadual de Maringá - Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL
  • Fabiane Castilho Teixeira Universidade Estadual de Maringá - Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL
  • Claudio Kravchychyn Universidade Estadual de Maringá - Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL
  • Ieda Parra Barbosa-Rinaldi Departamento de Educação Física, Universidade Estadual de Maringá - Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v21i2.47214

Palabras clave:

Educación física. Enseñanza. Educación superior

Resumen

Esta investigación tuvo como objetivo investigar aspectos del aprendizaje y actuación profesional de profesores universitarios de educación física em Carrera temprana. Se trata de um estúdio descriptivo, uma entrevista semi estructurada fue conducido con diez profesores vinculados a instituciones de educación superior en Maringá/PR. Los datos se interpretaron basado en el método de análisis de contenido. Los resultados indicaron que aspectos de la calidad de la educación escolar, participación durante la graduación y experiências recibidas en el pos graduación se destacaron en las contribuciones a la formación profesional. Cuanto a la práctica professional, se guia por uma serie de desafíos que desalientan y desafío la construcción de um proceso de enseñanza-aprendizaje eficaz. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ademir Faria Pires, Universidade Estadual de Maringá - Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL

Mestrando do Programa de Pós-graduação Associado em Educação Física UEM/UEL. Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá. Membro do Projeto de Ginástica Geral da UEM e do Grupo de Pesquisa Gímnica: formação, intervenção e escola DEF/UEM/CNPq.

Caroline Broch, Universidade Estadual de Maringá - Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação Física Associado UEM/UEL (2017). Mestre em Educação Física pelo Programa de Pós Graduação Associado UEM/UEL (2012). Graduada em Serviço Social pela Faculdade Metropolitana de Maringá (2014). Graduada em Educação Física pela UEM (2008). Participante de grupos de pesquisas que direcionam seus estudos à formação e à intervenção profissional. Atua, sobretudo, nos seguintes temas: didática; metodologia da pesquisa; formação e intervenção profissional; antropologia e filosofia da educação física; estágio supervisionado; ginástica laboral. 

Fabiane Castilho Teixeira, Universidade Estadual de Maringá - Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação Física Associado UEM/UEL; Mestre em Educação Física pelo Programa de Pós Graduação Associado UEM/UEL (2012); Especialista em Prescrição Personalizada de Exercícios Físicos- Personal Training pela UEM (2010); Graduada em Educação Física pela UEM (2008). Participante de grupos de pesquisas que direcionam seus estudos à formação e à intervenção profissional. Atua, sobretudo, nos seguintes temas: educação física, corporeidade, dimensão didático-pedagógica, metodologia da pesquisa, educação e escola, formação e intervenção profissional

Claudio Kravchychyn, Universidade Estadual de Maringá - Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL

Licenciatura em Educação Física pela Escola de Educação Física de Assis (1985); Especialização (latu-sensu) em Educação Física Escolar pela Universidade Estadual de Maringá (1987) e em Musculação e Preparação Física pela Universidade Gama Filho (1993); Mestrado em Educação pela Universidade do Oeste Paulista (2006); Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá - Programa Associado de Pós-Graduação UEM/UEL (2014). Professor Adjunto do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e consultor do Ministério do Esporte - Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (SNELIS/ME). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas para Educação Física e Esporte (GEPPEFE/UEM). Áreas de atuação: Políticas Públicas para Educação Física e Esporte, Formação Profissional em Educação Física, Pedagogia do Esporte e Educação Física Escolar. 

Ieda Parra Barbosa-Rinaldi, Departamento de Educação Física, Universidade Estadual de Maringá - Maringá

Possui doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2005), mestrado em Educação Física pela UNICAMP (1999), especialização em Educação Física Infantil pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (1990) e graduação em Educação Física pela UEM (1988). Atualmente é professora Adjunto-tide C do Departamento de Educação Física da UEM, líder do Grupo de Pesquisa em Corpo, Cultura e Ludicidade - DEF/UEM/CNPq, líder do Grupo Gímnica: formação, intervenção e escola DEF/UEM/CNPq e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ginástica Geral FEF/UNICAMP/CNPq.

Publicado

2018-06-29

Cómo citar

PIRES, A. F.; BROCH, C.; TEIXEIRA, F. C.; KRAVCHYCHYN, C.; BARBOSA-RINALDI, I. P. LA ENSEÑANZA UNIVERSITARIA DE EDUCACIÓN FÍSICA: DE CAPACITACIÓN PARA LA ACTUACIÓN PROFESIONAL. Pensar a Prática, Goiânia, v. 21, n. 2, 2018. DOI: 10.5216/rpp.v21i2.47214. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/47214. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos Originais