EDUCAÇÃO DO CORPO NA E PELA LINGUAGEM DA LEI: POTENCIALIDADES DA LEGISLAÇÃO COMO FONTE.
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v11i1.1822Palavras-chave:
educação do corpo, cidade, legislação.Resumo
O estudo investiga a educação do corpo nos espaços de sociabilidade do urbano em Belo Horizonte, de 1897 a 1905. A legislação apresentou-se como uma fonte importante, pois, são textos privilegiados, codificando valores desejáveis e regulamentando comportamentos sociáveis. Possibilita a análise de projetos imaginados pelo poder público, estipulando regras para utilização do espaço urbano. Os decretos deixam claras as intenções do Estado, em regular a relação da sociedade com o espaço que vai ocupar e deixam ver que a crescente urbanização vai categorizando espaços, determinando práticas sociais autorizadas ou ocultadas, criando uma nova sensibilidade para o corpo.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).