Práticas Corporais de Aventura no ProEF: análise dos produtos educacionais e estratégias pedagógicas
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v28.81497Palavras-chave:
Práticas Corporais de Aventura, Escola, DocênciaResumo
Neste trabalho, objetivou-se analisar os produtos educacionais do ProEF que versam sobre as Práticas Corporais de Aventura (PCAs). Trata-se de uma pesquisa exploratória realizada por meio da análise dos bancos de dados do ProEF, envolvendo 19 produtos educacionais. O estudo foi motivado pela ausência de tratados sistemáticos sobre os produtos educacionais de PCAs. Observou-se maior incidência de pesquisas na região centro-oeste e nordeste brasileira, especialmente em escolas municipais e em 8º e 9º anos do ensino fundamental, sendo a Educação Ambiental fortemente relacionada às PCAs. Conclui-se que os produtos educacionais oferecem subsídios para docentes da educação básica de forma vasta e interdisciplinar, sendo aplicáveis de acordo com cada contexto, incluindo a necessidade de materialização coletiva dos produtos educacionais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
