Clases Optativas de Educación Física en la Enseñanza Técnica de Nivel Secundario: contradicción y devaluación

Autores/as

  • Ana Paula Guimarães Almeida PBH, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil ana.p.guimaraes@edu.pbh.gov.br
  • Ailton Vítor Guimarães CEFET, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil vitor.guimaraes@cefetmg.br https://orcid.org/0000-0001-9081-9324

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v27.76100

Palabras clave:

Educación Física., Curso Técnico., Legitimidad y Legalidad., Dispensa de clases.

Resumen

Este estudio busca problematizar aspectos relacionados a la exención de clases de Educación Física en cursos técnicos, teniendo en cuenta posibles consecuencias hoy de una legislación que tornó la enseñanza de la Educación Física optativa. Se considera que la exención de las clases de Educación Física en los cursos técnicos de la enseñanza media estaría vinculada a una legislación que deslegitimó la asignatura a lo largo de los años. Esta legislación, al mismo tiempo que hizo de esta práctica una disciplina curricular obligatoria, la constituyó como optativa en algunos casos y situaciones, dando lugar a dudas sobre su importancia para la formación de los alumnos. Se trata de un estudio cualitativo exploratorio cuyos instrumentos son la investigación documental y bibliográfica.

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Biografía del autor/a

Ailton Vítor Guimarães, CEFET, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil vitor.guimaraes@cefetmg.br

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG), na Linha de Pesquisa Política, Trabalho e Formação Humana; Mestre em Tecnologia (Educação Tecnológica) pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG); Licenciatura Plena em Educação Física e Especialização em Lazer, ambos pela UFMG. É Professor Titular do CEFET-MG, integra o quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica (PPGET) da instituição e atua, principalmente, nas áreas de: educação, trabalho, tecnologia, educação profissional e tecnológica (EPT), educação física escolar e políticas públicas. Foi Editor Executivo da Revista Trabalho & Educação (2010-2018), publicada pelo Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação (NETE), da FaE/UFMG, disponível em www.fae.ufmg.br/trabalhoeeducacao. Atualmente, é Editor Adjunto do periódico e lidera o Grupo de Pesquisa em Teoria e Metodologia do Ensino Tecnológico (PETMET), no CEFET-MG. Sua atuação na área de EPT tem como foco os processos educacionais da escola de EPT. Inclui ainda, nesse universo, elementos relacionados aos aspectos da formação humana, suas particularidades nas relações sociais estabelecidas e na construção social da realidade por meio dos recursos comunicacionais, fundados na ação humana transformadora e impulsionados pela ciência e tecnologia. No seu trabalho é possível identificar traços de sua atuação de origem, como músico/compositor, o que permite a introdução de elementos relacionados à sua produção artístico-cultural. Arte e cultura, em função disso, são elementos latentes que têm perpassado parte de seus interesses, naquilo que a interseção com o ensino e com a formação na EPT influencia e, por vezes, define nas relações sociais.

Publicado

2024-09-13

Cómo citar

PAULA GUIMARÃES ALMEIDA, A.; VÍTOR GUIMARÃES, A. Clases Optativas de Educación Física en la Enseñanza Técnica de Nivel Secundario: contradicción y devaluación. Pensar a Prática, Goiânia, v. 27, 2024. DOI: 10.5216/rpp.v27.76100. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/76100. Acesso em: 19 oct. 2024.

Número

Sección

Artigos Originais