INICIACIÓN INFANTIL AL POLO ACUÁTICO

FUNDAMENTO TEÓRICO Y PROPUESTA DE ACTIVIDADES

Autores/as

  • Dieisson Vasques Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, dieissonvasques@gmail.com https://orcid.org/0000-0003-0761-9765
  • Diego Paixão Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, diego.paixao@ufrgs.br https://orcid.org/0000-0002-2844-6245
  • Flávio Antônio de Souza Castro Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, souza.castro@ufrgs.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v24.68301

Palabras clave:

Deportes Acuáticos, Enseñanza, Método Situacional

Resumen

Este estudio tiene como objetivo proponer pautas teóricas y prácticas para la construcción de metodologías de enseñanza para Water Polo (PAq). Busca señalar contenidos indispensables en la iniciación a PAq para niños (6 a 10 años) y presentar actividades prácticas para el proceso de enseñanza-aprendizaje a través de una revisión narrativa de materiales pertinentes al tema en forma de ensayo. Tres expertos evaluaron la claridad del lenguaje, la relevancia práctica y la representatividad del ítem y el coeficiente de validez de contenido general fue 0,91. La propuesta de actividades basadas en marcos teóricos puede orientar a los profesionales de la educación física a ampliar enormemente el abanico pedagógico.

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Biografía del autor/a

Dieisson Vasques, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, dieissonvasques@gmail.com

Dieisson Machado Vasques

Último grau acadêmico: Graduação em Ensino Superior

Endereço Profissional: Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID), UFRGS. Rua Felizardo, 750. Jardim Botânico, CEP 90690-200. Porto Alegre, RS.

Contato: (51)981500359

Licenciado (2017) e Bacharel (2018) em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e atualmente mestrando em Ciências do Movimento Humano pelo Programa de Pós Graduação também da UFRGS. Atua nas áreas do treinamento físico, polo aquático e natação.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5568616071433445

Diego Paixão, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, diego.paixao@ufrgs.br

Diego Andrades Paixão

Último grau acadêmico: Pós-graduação em Ensino Superior


Endereço Profissional: Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID), UFRGS. Rua Felizardo, 750. Jardim Botânico, CEP 90690-200. Porto Alegre, RS


Contato: (51) 982791849


Mestrando em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Fisiologia Humana Aplicada às Ciências da Saúde pela Faculdade de São Vicente (FSV). Graduado em Educação Física pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Atua nas áreas do treinamento físico, iniciação esportiva, esportes de invasão (futebol e polo aquático) e natação. Integra equipe multidisciplinar em reabilitação cardíaca.


Lattes: http://lattes.cnpq.br/4009061110039181

Flávio Antônio de Souza Castro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, souza.castro@ufrgs.br

Flávio Antônio de Souza Castro


Último grau acadêmico: Doutorado

Endereço Profissional: Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID), UFRGS. Rua Felizardo, 750. Jardim Botânico, CEP 90690-200. Porto Alegre, RS.

Professor Associado na ESEFID/UFRGS, onde lidera o Grupo de Pesquisa em Esportes Aquáticos. Desenvolve pesquisas principalmente nos seguintes temas: treinamento, biomecânica, fisiologia e pedagogia da natação e de outros esportes aquáticos.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7358099699936458

Publicado

2021-07-26

Cómo citar

VASQUES, D.; PAIXÃO, D.; ANTÔNIO DE SOUZA CASTRO, F. INICIACIÓN INFANTIL AL POLO ACUÁTICO: FUNDAMENTO TEÓRICO Y PROPUESTA DE ACTIVIDADES. Pensar a Prática, Goiânia, v. 24, 2021. DOI: 10.5216/rpp.v24.68301. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/68301. Acesso em: 27 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos Originais