Dificuldades encontradas pelos professores de educação física para incluir estudantes com deficiência intelectual: um estudo bibliográfico

Autores

  • Cassia Cristina Bordini Pirolo Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná, Brasil, cassiabordini@seed.pr.gov.br https://orcid.org/0000-0002-9134-2684
  • Celia Regina Vitaliano Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná, Brasil, reginavitaliano@gmail.com
  • Nilton Munhoz Gomes Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná, Brasil, niltonmunhozgomes@gmail.com https://orcid.org/0000-0001-7621-146X

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v24.64211

Palavras-chave:

Palavras-chave: Deficiência Intelectual. Educação Física. Educação Inclusiva.

Resumo

Este artigo objetiva identificar e caracterizar as dificuldades que professores de Educação Física (EF) encontram para atender em suas aulas, os estudantes com deficiência intelectual (DI). Os dados foram coletados por meio de pesquisa bibliográfica junto às plataformas Portal da CAPES e DIALNET. Foram selecionadas 21 obras para análise. Os resultados foram organizados em três categorias: dificuldades atribuídas à formação docente; dificuldades atribuídas às estratégias de ensino; dificuldades atribuídas à gestão escolar. Consideramos que ao descrever as dificuldades encontradas pelos professores de EF para incluir estudantes com DI, o estudo possibilitou vislumbrar sugestões para melhorar a qualidade da formação, da prática pedagógica e questões administrativas.

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Biografia do Autor

Cassia Cristina Bordini Pirolo, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná, Brasil, cassiabordini@seed.pr.gov.br

Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina. Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Londrina. Professora da Educação Básica, Ensino Fundamental II e Ensino Médio, na rede estadual paranaense.

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Publicado

2021-06-28

Como Citar

PIROLO, C. C. B.; VITALIANO, C. R. .; GOMES, N. M. . Dificuldades encontradas pelos professores de educação física para incluir estudantes com deficiência intelectual: um estudo bibliográfico. Pensar a Prática, Goiânia, v. 24, 2021. DOI: 10.5216/rpp.v24.64211. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/64211. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais