CURRICULUM, EDUCACIÓN FÍSICA Y MARABAIXO: FUNDAMENTANDO CAMINOS PARA INSERCIÓN DE LA CULTURA AFRO-BRASILEÑA EN LA ESCUELA DE AMAPÁ

Autores/as

  • Bruna Cardoso Gonçalves Universidade Federal do Amapá
  • Paulo Magalhães Monard Nascimento Governo do Estado do Amapá
  • Alvaro Adolfo Duarte Alberto Universidade Federal do Amapá

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v22.53497

Palabras clave:

Marabaixo, Educación Física, Curriculum.

Resumen

El Marabaixo es una manifestación cultural Afro-Brasileña del Estado de Amapá, que representa un movimiento de resistencia/lucha contra la opresión de la población negra. El presente artículo objetivó analizar caminos para superar la ausencia/secundarización del Marabaixo en las clases de Educación Física en Amapá, teniendo como referencia los estudios curriculares y las identidades de la Educación Física brasileña. Identificamos que el desafío de incluir el Marabaixo como contenido de enseñanza de la Educación Física en las escuelas de Amapá, puede ser enfrentado por la perspectiva que reconoce que los objetivos de este componente curricular están centrados en los sentidos y significados de las manifestaciones corporales, como patrimonio cultural de la humanidad.

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Biografía del autor/a

Bruna Cardoso Gonçalves, Universidade Federal do Amapá

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação, na linha de pesquisa Educação, Culturas e Diversidades da Universidade Federal do Amapá. Possui Pós-Graduação Lato-Sensu em Gestão e Docência do Ensino Superior (2013). Graduada em Licenciatura em Educação Física (2009). Possui experiência na Educação Superior no curso de Licenciatura em Educação Física (modalidade EAD, na Universidade Federal do Amapá - UNIFAP). Atualmente, atua como professora na Educação Básica, na rede pública de Ensino do Estado do Amapá.

Paulo Magalhães Monard Nascimento, Governo do Estado do Amapá

Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Amapá-UNIFAP (2016), Licenciado em Educação Física pela UNIFAP (2009). No campo da pesquisa, tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação e Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação Profissional; Currículo; Educação Física e Saúde Coletiva; Escola. Na docência possui afinidade com as áreas da Pedagogia do Movimento Humano e da Saúde Coletiva.

Alvaro Adolfo Duarte Alberto, Universidade Federal do Amapá

Possui Doutorado em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu-SP (2014); Mestrado em Educação Física pela Universidade de Matanzas - Cuba (2001), título revalidado no Brasil pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC; especialização em Educação Física Escolar pela Universidade Salgado Oliveira (1996) e graduação em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará (1982). Atualmente é Professor Adjunto II da Universidade Federal do Amapá - UNIFAP / Departamento de Educação e Programa de Mestrado em Ciências da Saúde. Tem experiência na área de Educação Física com ênfase no ensino fundamental, médio e superior, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Física Escolar, Formação de Professores, Atividade Física na Promoção de Saúde e Lazer.

Publicado

2019-09-06

Cómo citar

GONÇALVES, B. C.; NASCIMENTO, P. M. M.; ALBERTO, A. A. D. CURRICULUM, EDUCACIÓN FÍSICA Y MARABAIXO: FUNDAMENTANDO CAMINOS PARA INSERCIÓN DE LA CULTURA AFRO-BRASILEÑA EN LA ESCUELA DE AMAPÁ. Pensar a Prática, Goiânia, v. 22, 2019. DOI: 10.5216/rpp.v22.53497. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/53497. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos de Revisão