Perfil socioeconômico e de formação de professores de educação física para atuar na perspectiva inclusiva no município de Cariacica/ES

Autores/as

  • Maria das Graças Carvalho Silva de Sá Universidade Federal do Espírito Santo
  • Hanele Ribeiro Covre Universidade Federal do Espírito Santo
  • Denise Meyrelles de Jesus Universidade Federal do Espírito Santo
  • José Francisco Chicon Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v22.53144

Palabras clave:

Educação Física, Escolarização, Inclusão

Resumen

Pesquisa quali-quantitativa voltada para compreender o perfil socioeconômico e de formação dos docentes de Educação Física atuantes na educação básica no município de Cariacica/ES. Procura especialmente conhecer em que medida esses aspectos reverberam em práticas pedagógicas inclusivas. Conclui que os professores ainda apontam dificuldades para atuar com esse alunado, portanto é fundamental que a política de formação docente do município esteja em consonância com as realidades dos professores, auxiliando-os a reconfigurar atitudes e pensar estratégias que promovam práticas pedagógicas inclusivas, tendo em vista que capacitar os diferentes educadores é o grande diferencial para promover mudanças nos processos de escolarização.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria das Graças Carvalho Silva de Sá, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutorado em Educação/Educação e Diversidade Humana pela Universidade Federal do Espírito Santo (2008). Pós-doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos - Campus sorocaba em 2015. É professora Associada do Centro de Educação Física e Desportos/Departamento de Ginástica, onde atua na graduação e na pós-graduação. Coordena o laboratório de Educação Física Adaptada da Ufes (LAEFA-CEFD-UFES) desde 2009.Tem experiência no campo da Educação e Educação Física, com ênfase em Educação Inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores, Práticas Pedagógicas e Políticas Públicas.

Hanele Ribeiro Covre, Universidade Federal do Espírito Santo

Estudante do curso de Educação Física - Licenciatura da Universidade Federal do Espírito Santo. Bolsista de Iniciação Científica e voluntária do Laborário de Educação Física Adaptada do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD/UFES).

Denise Meyrelles de Jesus, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutorado em Psicologia da Educação - University of California- Los Angeles (1983), Pós-Doutorado em Educação Especial, USP (2002). Atualmente é professora Titular da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, educação inclusiva, formação de profissionais em educação especial, políticas públicas, formação continuada com ênfase em pesquisa-ação colabotativo-crítica e educação especial comparada internacional.

José Francisco Chicon, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo - USP (2005), Linha de Pesquisa: Educação Especial. Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (1995). Professor Associado do Departamento de Ginástica e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física do Centro de Educação Física e Desportos/UFES. Coordenador do Laboratório de Educação Física Adaptada (LAEFA/CEFD/UFES)

Publicado

2019-06-27

Cómo citar

DE SÁ, M. das G. C. S.; COVRE, H. R.; DE JESUS, D. M.; CHICON, J. F. Perfil socioeconômico e de formação de professores de educação física para atuar na perspectiva inclusiva no município de Cariacica/ES. Pensar a Prática, Goiânia, v. 22, 2019. DOI: 10.5216/rpp.v22.53144. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/53144. Acesso em: 10 may. 2024.

Número

Sección

Artigos Originais