A formação do conceito na teoria de Vigotski: Contribuições para o ensino da ginástica na Educação Física

Autores/as

  • Carolina Moura Vasconcelos Universidade Estadual de Maringá
  • Telma Adriana Pacifico Martineli Universidade Estadual de Maringá
  • Eliane Maria Almeida Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v22.53128

Palabras clave:

Formação de conceito. Educação Física. Ginástica.

Resumen

O estudo objetivou compreender a concepção de formação de conceito cotidiano e científico, segundo a teoria vigotskiana, com vistas a contribuir para o ensino da ginástica, na educação física. Portanto, realizou-se levantamento das produções científicas sobre formação de conceito, bem como estudo de obras clássicas de Vigotski a fim de elaborar uma proposta de ensino da cultura corporal, que possibilite a formação dos conceitos científicos. A partir do movimento ginástico salto, estabeleceu-se a sistematização de ensino em quatro fases: captação dos conceitos cotidianos; mediação do professor pela linguagem; captação dos conceitos científicos; e comparação entre esses conceitos. Por intermédio desse processo de ensino, identifica-se a capacidade de generalização do aluno.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carolina Moura Vasconcelos, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Educação Física na Universidade Estadual de Maringá. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6937037971592309

Telma Adriana Pacifico Martineli, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação. Professora da Universidade Estadual de Maringá.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4404309943367356

Eliane Maria Almeida, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Educação Física na Universidade Estadual de Maringá. Participante do Grupo de Pesquisa: Educação Física, Arte e Cultura (GEFAC/ GyMNOS).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5285639428538044

Publicado

2019-08-02

Cómo citar

VASCONCELOS, C. M.; PACIFICO MARTINELI, T. A.; ALMEIDA, E. M. A formação do conceito na teoria de Vigotski: Contribuições para o ensino da ginástica na Educação Física. Pensar a Prática, Goiânia, v. 22, 2019. DOI: 10.5216/rpp.v22.53128. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/53128. Acesso em: 30 jun. 2024.

Número

Sección

Artigos Originais