A formação do conceito na teoria de Vigotski: Contribuições para o ensino da ginástica na Educação Física
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v22.53128Keywords:
Formação de conceito. Educação Física. Ginástica.Abstract
O estudo objetivou compreender a concepção de formação de conceito cotidiano e científico, segundo a teoria vigotskiana, com vistas a contribuir para o ensino da ginástica, na educação física. Portanto, realizou-se levantamento das produções científicas sobre formação de conceito, bem como estudo de obras clássicas de Vigotski a fim de elaborar uma proposta de ensino da cultura corporal, que possibilite a formação dos conceitos científicos. A partir do movimento ginástico salto, estabeleceu-se a sistematização de ensino em quatro fases: captação dos conceitos cotidianos; mediação do professor pela linguagem; captação dos conceitos científicos; e comparação entre esses conceitos. Por intermédio desse processo de ensino, identifica-se a capacidade de generalização do aluno.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2019-08-02
How to Cite
VASCONCELOS, C. M.; PACIFICO MARTINELI, T. A.; ALMEIDA, E. M. A formação do conceito na teoria de Vigotski: Contribuições para o ensino da ginástica na Educação Física. Pensar a Prática, Goiânia, v. 22, 2019. DOI: 10.5216/rpp.v22.53128. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/53128. Acesso em: 22 dec. 2024.
Issue
Section
Artigos Originais