TEMPO DE REAÇÃO E EQUILÍBRIO DE ESCOLARES COM E SEM PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NAS SÉRIES INICIAIS

Autores/as

  • Rosenan Brum Rodrigues Universidade Federal de Santa Maria
  • Elisandra Postai Universidade Federal de Santa Maria
  • Juliana Izabel Katzer Universidade Federal de Pelotas
  • Luciana Erina Palma Universidade Federal de Santa Maria
  • Sara Teresinha Corazza Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v14i2.11443

Palabras clave:

Educação Física, Equilíbrio, Tempo de reação, Séries iniciais

Resumen

O objetivo do estudo foi verificar o nível de equilíbrio e o tempo de reação de escolares com e sem professor de Educação Física nas séries iniciais e identificar o cotidiano e as vivências motoras dos mesmos. Participaram do estudo 76 escolares do 5° ano. A avaliação das variáveis foi realizada por dois testes do TBO 14, para avaliar o cotidiano e as vivências motoras dos alunos utilizou-se uma entrevista. As variáveis foram tratadas estatisticamente através do Teste t, com nível de significância de 5%, no qual não se houve diferença estatisticamente significativa. Nas entrevistas os resultados revelaram que a maioria dos alunos que não vivenciou educação física participa de atividades físicas fora da escola (60%), o que pode ter influenciado os resultados dos testes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rosenan Brum Rodrigues, Universidade Federal de Santa Maria

Graduado em Educação Física - Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria. Participa do Grupo de Estudos em aprendizagem motora. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Atividade Motora Adaptada e atuação em Educação Física escolar.

Elisandra Postai, Universidade Federal de Santa Maria

Acadêmica do curso de Educação Física – Licenciatura, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Juliana Izabel Katzer, Universidade Federal de Pelotas

Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil

Luciana Erina Palma, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Adjunta do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Sara Teresinha Corazza, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Associada do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Publicado

2011-09-14

Cómo citar

RODRIGUES, R. B.; POSTAI, E.; KATZER, J. I.; PALMA, L. E.; CORAZZA, S. T. TEMPO DE REAÇÃO E EQUILÍBRIO DE ESCOLARES COM E SEM PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NAS SÉRIES INICIAIS. Pensar a Prática, Goiânia, v. 14, n. 2, 2011. DOI: 10.5216/rpp.v14i2.11443. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/11443. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos Originais