TEMPO DE REAÇÃO E EQUILÍBRIO DE ESCOLARES COM E SEM PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NAS SÉRIES INICIAIS
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v14i2.11443Keywords:
Educação Física, Equilíbrio, Tempo de reação, Séries iniciaisAbstract
O objetivo do estudo foi verificar o nível de equilíbrio e o tempo de reação de escolares com e sem professor de Educação Física nas séries iniciais e identificar o cotidiano e as vivências motoras dos mesmos. Participaram do estudo 76 escolares do 5° ano. A avaliação das variáveis foi realizada por dois testes do TBO 14, para avaliar o cotidiano e as vivências motoras dos alunos utilizou-se uma entrevista. As variáveis foram tratadas estatisticamente através do Teste t, com nível de significância de 5%, no qual não se houve diferença estatisticamente significativa. Nas entrevistas os resultados revelaram que a maioria dos alunos que não vivenciou educação física participa de atividades físicas fora da escola (60%), o que pode ter influenciado os resultados dos testes.