EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: POSSIBILIDADES DE ENCONTRO

Autores/as

  • Rogerio Cruz Oliveira
  • Jocimar Daolio FEF/UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v14i2.11348

Palabras clave:

Educação intercultural. Educação física, Escola, Diversidade cultural,

Resumen

O objetivo deste texto é discutir a diversidade cultural na prática escolar da educação física à luz dos pressupostos da educação intercultural. Para tanto, é feita uma discussão teórica a partir de alguns autores que enunciam tal perspectiva (educação intercultural) e, posteriormente, alguns desdobramentos para a educação física escolar. O eixo argumentativo compreende a escola como espaço sócio-cultural que, para além de respeitar e valorizar as diferenças, deve alinhar-se na direção da comunicação, do diálogo e do compartilhar entre os diferentes atores que compõem o cotidiano escolar. Do contrário, há o risco da banalização ou deformação do Outro, pendendo a relativismos extremos ou novos etnocentrismos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rogerio Cruz Oliveira

Mestre em Educação Física pela UNICAMP (linha de pesquisa educação física escolar), professor de Educação Física da Rede Estadual de Educação de São Paulo e professor da Faculdade Brasília de São Paulo.

Jocimar Daolio, FEF/UNICAMP

Professor Livre Docente da FEF-UNICAMP. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Educação Física e Cultura (GEPEFIC/FEF-UNICAMP).

Publicado

2011-09-13

Cómo citar

OLIVEIRA, R. C.; DAOLIO, J. EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: POSSIBILIDADES DE ENCONTRO. Pensar a Prática, Goiânia, v. 14, n. 2, 2011. DOI: 10.5216/rpp.v14i2.11348. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/11348. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Ensaios