EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: POSSIBILIDADES DE ENCONTRO

Authors

  • Rogerio Cruz Oliveira
  • Jocimar Daolio FEF/UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v14i2.11348

Keywords:

Educação intercultural. Educação física, Escola, Diversidade cultural,

Abstract

O objetivo deste texto é discutir a diversidade cultural na prática escolar da educação física à luz dos pressupostos da educação intercultural. Para tanto, é feita uma discussão teórica a partir de alguns autores que enunciam tal perspectiva (educação intercultural) e, posteriormente, alguns desdobramentos para a educação física escolar. O eixo argumentativo compreende a escola como espaço sócio-cultural que, para além de respeitar e valorizar as diferenças, deve alinhar-se na direção da comunicação, do diálogo e do compartilhar entre os diferentes atores que compõem o cotidiano escolar. Do contrário, há o risco da banalização ou deformação do Outro, pendendo a relativismos extremos ou novos etnocentrismos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Rogerio Cruz Oliveira

Mestre em Educação Física pela UNICAMP (linha de pesquisa educação física escolar), professor de Educação Física da Rede Estadual de Educação de São Paulo e professor da Faculdade Brasília de São Paulo.

Jocimar Daolio, FEF/UNICAMP

Professor Livre Docente da FEF-UNICAMP. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Educação Física e Cultura (GEPEFIC/FEF-UNICAMP).

Published

2011-09-13

How to Cite

OLIVEIRA, R. C.; DAOLIO, J. EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: POSSIBILIDADES DE ENCONTRO. Pensar a Prática, Goiânia, v. 14, n. 2, 2011. DOI: 10.5216/rpp.v14i2.11348. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/11348. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Ensaios