QUESTÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: uma análise nas zonas distritais de Rio Grande-RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v24.66619

Palavras-chave:

Questões de gênero. Sociedade. Escola. Educação Física.

Resumo

Objetivamos nesse trabalho analisar como as questões de gênero são tratadas nas aulas de Educação Física (EF) da rede municipal de ensino da cidade de Rio Grande – RS, além de identificar o posicionamento dos professores e professoras sobre a temática gênero ser trabalhada nas aulas de EF. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório/descritivo. Percebemos que a escola ainda é um espaço que segrega e diferencia, visto que os estereótipos, as opressões, divisões e diferenciações entre os gêneros ali estão presentes. Constatamos os pró-discussão e os contra discussão, dois grupos distintos que se formaram quando os professores e as professoras ponderaram sobre a temática gênero ser tratada nas aulas de EF.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giovanni Felipe Ernst Frizzo, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Doutor em Ciências do Movimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

 

Downloads

Publicado

2021-10-01

Como Citar

MORTOLA DIAS, T.; ERNST FRIZZO, G. F. QUESTÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: uma análise nas zonas distritais de Rio Grande-RS. Pensar a Prática, Goiânia, v. 24, 2021. DOI: 10.5216/rpp.v24.66619. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/66619. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais