Reflexões sobre os (não) usos das tecnologias digitais na educação física escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v24.64427

Palavras-chave:

Educação Física, Mídia-Educação, Tecnologias Digitais

Resumo

O objetivo deste ensaio teórico consistiu em evidenciar um conjunto de argumentações que subsidiassem as reflexões sobre os (não) usos das tecnologias digitais na Educação Física escolar. Nos inspiramos fundamentalmente no campo da Mídia-Educação e em pensamentos da Escola de Frankfurt, que balizaram os olhares sobre as tecnologias na escola e na Educação Física. É possível vislumbrar a Mídia-Educação como abordagem privilegiada para o trato com o conteúdo midiático relacionado à cultura corporal. Finalmente, ressalta-se o papel necessário e urgente da Educação Física escolar em criar espaços de reflexão sobre os conteúdos midiáticos, tornando os estudantes conscientes das concepções distorcidas ou empobrecidas sobre a cultura corporal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Souza de Oliveira, Secretaria de educação do estado da Bahia, Feira de Santana, Bahia, Brasil, fabiopatchanka@hotmail.com

Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor de Educação Física Escolar da Secretaria de Educação de Feira de Santana e da Secretaria de Educação Estado da Bahia, com atuação no Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2006).

link para o Lattes: http://lattes.cnpq.br/0039863264233353

Cláudio Márcio Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, clamoliv1974@hotmail.com

Cláudio Márcio Oliveira

Doutor em Educação

Universidade Federal de Minas Gerais

Faculdade de Educação

Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino

gabinete 1635 - telefone: (31) 3409-6209/ 98229-4290

link para o Lattes: http://lattes.cnpq.br/8502647586274242

Downloads

Publicado

2021-06-28

Como Citar

SOUZA DE OLIVEIRA, F.; OLIVEIRA, C. M. Reflexões sobre os (não) usos das tecnologias digitais na educação física escolar. Pensar a Prática, Goiânia, v. 24, 2021. DOI: 10.5216/rpp.v24.64427. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/64427. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão